O Natal está chegando e com ele o período mais movimentado em portos, aeroportos e rodoviárias do ano. E para que o turista não tenha sua viagem dos sonhos transformada em pesadelo, é preciso ficar atento a alguns cuidados que vão desde a escolha do destino até a volta para casa. Pensando nisso, o guia Viaje Legal, do Ministério do Turismo, disponibiliza dicas para auxiliar o turista a evitar dor de cabeça nas férias.
“O Ministério do Turismo quer ajudar o turista a ter mais segurança na hora de viajar, protegendo-o dos maus prestadores de serviços e de situações potencialmente problemáticas. Desta forma também é possível contribuir para que os bons prestadores de serviço sejam reconhecidos”, avaliou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.
A cartilha traz informações relacionadas a hospedagem, transporte, agências de turismo, guias de turismo, dicas de saúde com cuidados e prevenções, além de dicas para tornar a viagem ainda mais especial. Entre as informações encontradas no site estão os contatos dos Centros de Atendimento ao Turista e cuidados com documentos, bagagens e também na hora de contratar serviços turísticos.
Outro destaque importante são as dicas para as viagens com crianças. A orientação é que seja escolhida um destino turístico que também ofereça opções de lazer para os pequenos. Durante o trajeto para o destino escolhido é interessante oferecer um livro, jogos ou brinquedos para o caso de a criança se entediar. É importante conferir também se a hospedagem oferece berço ou cama extra para reserva. Confira abaixo algumas dicas para ajudar antes, durante e depois da viagem.
Checklist das férias
Antes de definir o destino, veja as condições climáticas do local que pretende visitar na época da viagem;
– Decidiu para onde vai? O próximo passo é definir como você chegará ao destino.
– Se vai de ônibus ou avião, a melhor dica é de que quanto mais cedo a passagem for comprada, melhores serão os preços.
– Caso escolha carro ou motorhome, não esqueça que uma revisão antes de pegar a estrada pode evitar muitos problemas;
– A regra do quanto antes melhor também vale para a hospedagem. Seja em hotel, pousada, albergue, imóvel alugado ou camping é fundamental ter por escrito a confirmação da reserva com os serviços oferecidos durante a estadia e horário de check-in;
– Fique de olho na sua bagagem e bens de valor quando estiver em locais públicos como saguões de hotéis, aeroportos, rodoviárias, etc;
– Se você escolheu uma agência, é importante se certificar de que ela deve constar no Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo (CADASTUR)
– Verifique também se existe alguma reclamação junto ao PROCON ou entidades de prestadores de serviços turísticos;
– Antes de fechar o pacote, confira o que está incluído no preço e peça à agência, com antecedência: Documento de confirmação de reserva do hotel; Nota de débito ou recibo da fatura do hotel; Passagens com assento marcado; Roteiro e programação da viagem;
Pronto, aproveite as suas merecidas férias!
Imagem ilustrativa. Banco de imagens: Donald Champion/Free Images
Faça um comentário