Turismo – Pontal do Paraná

CIDADE DE AREIAS BRANCAS E ÁGUAS CONVIDATIVAS

Como é comum entre as cidades litorâneas, Pontal do Paraná teve os indígenas como primeiros habitantes. Só muito tempo depois, em 1995, o lugar foi desmembrado de Paranaguá e se tornou município, com uma população média atual de pouco mais de 26 mil habitantes.

As belezas naturais e a história do passado litorâneo são os grandes atrativos locais. Com 23 km de orla subdividida em mais de 40 praias, Pontal do Paraná transformou-se em um dos principais destinos turísticos do Estado. A cidade notabiliza-se também pela pesca artesanal e esportiva e pelo ecoturismo.

 

Parque Currais
Parque Currais – Foto: Robin H. Loose / Prefeitura de Pontal do Paraná

 

O QUE FAZER

Icone Caminhada Trecking

PASSEIO NO CALÇADÃO

Depois do banho de mar, uma boa pedida é encontrar amigos e se divertir nos calçadões dos diferentes balneários, como os de Praia de Leste, Ipanema e Santa Terezinha. Com boa infraestrutura, eles oferecem lanchonetes e comércio local.

Icone Trilha

TRILHAS ECOLÓGICAS

A Caminhada Internacional na Natureza desmembra-se em diferentes circuitos espalhados por Pontal do Paraná. Em cada um deles, o esforço físico dos praticantes é compensado pelas belezas naturais que compõem o trajeto.

Icone Pesque Pague

ESPORTE

Não são só as praias que convidam os turistas a visitarem Pontal do Paraná. A cidade também é muito atrativa para quem gosta de esportes. O rio Guraguaçu é ideal para a pesca esportiva por oferecer uma fartura de peixes de diferentes espécies. Quem quer mergulhar conta com a Associação MarBrasil, que promove mergulho voltado à diversidade marinha e oferece treinamento em mergulho científico. Tem ainda voos livres de paramotor e modalidades náuticas.

 

Rio Guaraguaçu
Rio Guaraguaçu – Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

 

DICAS

FEIRA DA LUA
Realizada de quarta à sexta-feira, nos balneários de Shangri-lá, Santa Terezinha e Ipanema, respectivamente, a feira oferece opções gastronômicas e culturais, além da venda de artesanato.

OBSERVAÇÃO DE GOLFINHOS
No balneário de Pontal do Sul, é possível observar cerca de 40 golfinhos adultos que utilizam a região para se alimentar e cuidar dos filhotes. Eles chegam até 2,2 metros e podem ser vistos em algumas praias na Ponta do Poço.

BIBLIOTECA CIDADÃ
Quem gosta de programas culturais pode contar com um espaço planejado. A Biblioteca Cidadã oferece acervo literário, sala de leitura, cineclube e telecentro.

CAFÉ CAIÇARA
Na viagem para Pontal do Paraná, dá pra provar um delicioso café preparado com produtos locais pela Comunidade Guaraguaçu. O cardápio tem iguarias como torta de peixe, geleia de pinga, bolo de aipim, e sucos naturais. Mas atenção: os pratos são preparados somente por encomenda!

FESTAS COM FRUTOS DO MAR
Duas festividades destacam-se no calendário local: o Camacho (Festa do Camarão e do Chope) é um evento gastronômico regado à música, esporte, motociclismo e até bingo! O Festival do Caranguejo mistura caranguejada e música brasileira, especialmente samba de raiz, chorinho e MPB.

 

Mapa Pontal do Paraná

LUGARES MAIS VISITADOS

Balneário Santa Terezinha
Calçadão de Praia de Leste
Calçadão de Ipanema
Canto das Pedras – Pontal do Sul
Rio Guaraguaçu

 

 

PASSEIOS

Praias
Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

Praias

Os 23 km de orla marítima de Pontal do Paraná abrigam 48 balneários com boas condições para banho. Dentre eles, destacam-se: balneário de Santa Terezinha, o mais visitado pelos jovens por ter vida noturna agitada, ótimos picos pra prática de surfe e o melhor carnaval da cidade; balneário Ipanema, conhecido pelo comércio intenso; e o balneário de Pontal do Sul, com belas paisagens, boas ondas para o surfe, piscinas naturais de águas calmas e travessia para a Ilha do Mel. Os balneários de Praia de Leste e Shangri-lá também são bastante famosos e visitados.

 

Currais
Foto: Robin Loose / Prefeitura de Pontal do Paraná

Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais

O primeiro parque nacional marinho do Paraná tem a missão de proteger os ecossistemas e ambientes naturais do entorno. O lugar, formado por três ilhas que ficam em frente ao balneário de Praia de Leste, é um dos poucos pontos de mergulho do Estado. Considerado um dos principais berçários de aves no Brasil e no Atlântico Sul, o Parque abriga também o Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná.

 

Estrada
Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

Estrada Ecológica do Guaraguaçu

A via, que no passado ligava o então povoado de Pontal do Sul a Paranaguá, hoje dá acesso a propriedades particulares. Os 26 km de estrada são pavimentados com conchas encontradas nos sambaquis, que estão por todo o caminho. É nele que se realiza a Caminhada Internacional na Natureza, evento de ecoturismo promovido anualmente pela prefeitura. As visitas devem ser agendadas no Departamento de Turismo da cidade ou na Funai.

 

Maciel
Foto: Prefeitura de Tibagi

Comunidade do Maciel (Ilha do Maciel)

Vila pitoresca onde moram cerca de 46 famílias de pescadores artesanais, o lugar tem uma beleza natural adornada por casas coloridas, canoas e redes de pesca que parecem ter nascido com o povoado. A população hospitaleira, que conta histórias sobre as tradições litorâneas e prepara deliciosas receitas à base de frutos do mar, é um motivo especial para visitar o local, onde também acontece, todo ano, uma etapa da Caminhada Internacional na Natureza – o Circuito Ilha do Maciel.

 

Como Chegar
Foto: Banco de Imagens

COMO CHEGAR

Para chegar a Pontal do Paraná, é possível optar entre dois caminhos: BR-277, seguida pela PR-407, ou BR-376, seguida pela PR-412. Além de carro, dá pra chegar até lá de ônibus, pela Viação Graciosa. A cidade fica a 97 km de Curitiba.

 

Onde Ficar
Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

ONDE FICAR

A cidade oferece opções diversificadas de hospedagem, como hotéis, pousadas e hospedaria.

 

Gastronomia
Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

GASTRONOMIA

O município tem um prato típico que remonta ao passado dos pioneiros do litoral. É a cambira, feita à base de filé de cação seco e defumado, banana e temperos. Para acompanhar, arroz, pirão e saladas. Quem prefere receitas mais convencionais pode escolher entre várias opções de restaurantes, pizzarias e lanchonetes.

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*