Nesta semana, o Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), será sede do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, um dos movimentos mais expressivos no campo da política cultural no país. O encontro, que passou a ocupar um espaço relevante no cenário nacional a partir da extinção do Ministério da Cultura, em 2019, se desenvolverá de 10 a 13 de novembro, com atividades em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canela, Gramado e Antônio Prado. A anfitriã é a secretária de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e vice-presidente do Fórum, Beatriz Araujo.
A abertura oficial será na sexta-feira (11), às 15h, no Grande Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves. Estarão presentes o secretário de Cultura do Espírito Santo, Fabricio Noronha Fernandes, presidente do Fórum Nacional, e delegações representando 17 estados brasileiros das cinco regiões do país.
Os secretários e dirigentes estaduais de cultura representam a diversidade política das diferentes unidades da Federação e tiveram uma atuação decisiva na articulação dos movimentos nacionais em favor dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura pela derrubada dos vetos presidenciais às Leis Aldir Blanc II e Paulo Gustavo.
Para a secretária da Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araujo, “diante da perspectiva tão aguardada de recriação do Ministério da Cultura, o momento exige reflexão e criação de consensos em torno do que podemos fazer para avançar nas políticas públicas culturais, em todas as esferas da federação, de forma a ampliarmos o acesso aos bens e serviços culturais, o fomento às artes, a preservação do nosso patrimônio cultural e a promoção da diversidade cultural brasileira”.
O presidente do Fórum Nacional de Secretários, Fabricio Noronha, salientou que “o encontro vem após um processo eleitoral muito importante para o futuro das políticas culturais do Brasil. Estamos diante da reconstrução do Ministério da Cultura e da suspensão da Medida Provisória que adiava os repasses das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo. O diálogo entre secretários de todo o Brasil nos permitirá, também, avançar no debate da regulamentação das duas Leis, em favor dos fazedores de cultura de todo o país e da população em geral. Nosso setor vem sendo muito prejudicado desde a pandemia, e estamos caminhando para a plena recuperação e o crescimento da nossa cultura e da nossa economia criativa”, afirmou.
Carta do Rio Grande do Sul
Em defesa da cultura como direito fundamental e constitucional, e na expectativa de reconstrução das estruturas institucionais necessárias para a gestão e a execução das políticas públicas culturais – em âmbito municipal, estadual e federal –, o Fórum apresentará seu posicionamento em um documento final. A “Carta do Rio Grande do Sul”, resultante do encontro, encaminhará um conjunto de propostas para o presente e o futuro da cultura no Brasil, buscando uma pactuação entre os estados-membros do Fórum e o Poder Executivo Federal.
Programação
Na quinta-feira (10), às 14h, os participantes do Fórum serão recebidos pela secretária da Cultura, Beatriz Araujo, e pelo secretário municipal de Cultura de Porto Alegre, Gunter Axt, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), onde haverá apresentação musical e visita guiada à 13ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Na sequência, no Centro Histórico de Porto Alegre, o grupo visitará a 68ª Feira do Livro, o centenário Palácio Piratini e o Cais do Porto.
Na sexta-feira (11), às 15h, acompanhados pela secretária Beatriz Araujo, os secretários e dirigentes de cultura serão recebidos em Bento Gonçalves pelo prefeito, Diogo Siqueira, e pelo secretário municipal de Cultura, Evandro Soares, para o início dos trabalhos do Fórum.
Às 15h30, haverá um painel com a presença da jornalista, curadora, conferencista, ensaísta, consultora e coordenadora em empresas, governos e organismos internacionais, Marta Porto, e integrantes do Fórum, que abordarão o contexto das políticas culturais no Brasil, as perspectivas futuras, a inovação institucional e as agendas públicas e privadas para o setor. No final de semana (12 e 13), haverá programação cultural nos municípios de Canela, Gramado e Antônio Prado, localizados na serra gaúcha.
O evento é uma realização do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e do Governo do Estado do RS, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac); com patrocínio da Associação Gaúcha de Municípios (AGM) e apoio da Gramadotur, Instituto Tarcísio Michelon, Instituto Cultural Laje de Pedra, Dall’Onder Hotéis, além das Prefeituras de Guaporé, Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Antônio Prado, e da Feira do Livro de Porto Alegre.
Serviço
Fórum Nacional dos Dirigentes Estaduais de Cultura – de 10 a 13 de novembro, no Rio Grande do Sul
Abertura oficial: dia 11/11, às 15h, no Grande Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves
Faça um comentário