Lucas Santtana; Tiê; Isaar; Burro Morto; Lulina; Instituto; Letuce; Tulipa Ruiz e João Brasil artistas contemporâneos garimpados na internet chegam ao CCBB pelo projeto.
Dia 11, às 16 horas. Entrada Franca
Para começar o ano com muita música o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília apresenta ao longo de três semanas, de 7 a 23 de janeiro de 2011, nove diferentes shows de interpretes e compositores, expoentes de uma geração que se destaca na utilização da internet e de novas tecnologias como ferramentas de produção, difusão e comercialização de suas obras.
A escolha dos nomes, feita pelos experientes e sensíveis pesquisadores da música brasileira Amanda Menezes e Pedro Seiler, foge do lugar comum ao trazer para o CCBB Brasília o que há de mais interessante circulando na rede. Os artistas que se apresentam pelo “Sai da Rede” se destacam ao fazer da internet seu principal veículo de comunicação e de interação com seus admiradores e fãs.
Redes sociais de relacionamento, sites especializados, blogs e web rádios são hoje exemplos de como a revolução digital modificou o modo de se produzir, difundir e consumir música. É com o uso destas ferramentas que artistas conseguem, com rapidez e acessibilidade, uma aproximação com seu público alvo. “As grandes tendências na área musical têm surgido primeiro nas redes sociais, sendo então apresentadas na grande mídia.” Comenta Amanda Menezes, curadora do projeto.
Seguindo a indiscutível qualidade sonora da música brasileira, o “Sai da Rede” vem mostrar, com os elaborados trabalhos de jovens interpretes e compositores, a independência estética atual, que vai do rock ao eletrônico, do dub ao jazz, passando também pelo samba e reggae. A programação busca apresentar um novo panorama, através de um mix de estilos e sotaques vindos de diversos estados do país, como Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo.
Com o “Sai da Rede” o CCBB dá ao público a oportunidade de apreciar ao vivo as performances de artistas, algumas vezes conhecidos somente no mundo virtual. Serão encontros nos quais esta nova geração terá a chance de apresentar seus hits e também suas novas composições, em apresentações com roteiros livres e especiais para esta série. Os shows terão uma ambientação cênica exclusiva e cada artista virá acompanhado de sua banda original. Além disso, Letuce e João Brasil trarão VJ’s e trabalharão com projeções integradas aos seus shows.
Abrindo o projeto, sexta, dia 7/01, Lucas Santtana (BA), um dos principais nomes da geração XXI e que mais faz uso de novas tecnologias em seu trabalho. No sábado, é vez da paulistana Tiê, que vai apresentar seu disco Sweet Jardim, um som low-fi, minimalista, com um pé no folk. Encerrando a primeira semana, no domingo, dia 9/01, Isaar (PE), mais conhecida por seus trabalhos junto aos grupos Cumadre Fulozinha e DJ Dolores, apresenta seu segundo CD solo Copo de Espuma, que reflete sua relevância artística para o cenário musical do país.
No dia 14/01, sexta-feira, misturando música instrumental, jazz, funk e groove, o show do grupo paraibano Burro Morto será um convite para dançar. Sábado, a pernambucana Lulina canta músicas de seu CD Cristalina, uma unanimidade de crítica. E no domingo, o paulistano Instituto apresenta seu som atual, indo do soul ao jazz, passando também pelo samba, reggae e dub.
Quem abre a última semana do “Sai da Rede” é Letuce (RJ), que promete agitar a todos com seu show cheio de personalidade e carisma, que tem conquistado excelente resposta da crítica. No sábado, dia 22/01, Tulipa Ruiz (SP) apresenta seu CD Efêmera, o lançamento mais elogiado pela crítica especializada em 2010. E o “Sai da Rede” se despede com João Brasil (RJ), mostrando porque suas músicas têm virado febre na rede, apresentando seus mashups, misturas de trechos e elementos de duas ou mais músicas criando algo novo e surpreendente.
“Hoje em dia, felizmente, todos vivemos no mesmo momento. Diferente de outras épocas quando o acesso a novas tendências demorava um certo tempo. Agora estamos na mesma página. Tudo ficou muito mais próximo, e a velocidade de resposta é impressionante.” Conclui Pedro Seiler, um dos curadores do projeto.
“Seguindo esta onda de interação e ágil comunicação, nós teremos um blog, http://saidarede.com, onde podcasts e gravações dos shows, realizados no CCBB Brasília, bem como vídeos, fotos e releases dos artistas, serão disponibilizadas para aqueles que estiveram lá ou para os que estão curiosos para acompanhar o projeto, além é claro por meio do twitter @festsaidarede.” Acrescenta Amanda Menezes.
Serviço
Projeto: Sai da Rede, de 7 a 23 de janeiro de 2011.
Local: Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
SCES Trecho 2, lote 22.
Dias e horários: sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 20h.
Lotação: 324 lugares.
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.
Faça um comentário