O Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan) divulgou o resultado do Edital Mais Museus. Serão beneficiadas 24 cidades das cinco regiões brasileiras, com até 50 mil habitantes e que não possuem instituição museológica, para receber apoio financeiro de até R$ 100 mil para aquisição de equipamentos e mobiliários, elaboração de projetos para execução de obras e serviços, instalação e montagem de exposições, elaboração de projetos museológicos ou museográficos e restauração ou benfeitoria em imóveis.
A partir da maior classificação, os municípios contemplados são: Formoso do Araguaia (TO), Machacalis (MG), Parambu (CE), Bananeiras (PB), Sobradinho (RS), Palma Sola (SC), Casimiro de Abreu (RJ), Cajuru (SP), Guamaré (RN), Presidente Médice (RO), Pains (MG), Caarapó (MS), Teotônio Vilela (AL), São Gabriel (BA), Quatis (RJ), Monsenhor Gil (PI), Matelândia (PR), Porto da Folha (SE), Pedra Lavrada (PB), Alto Paraíso de Goiás (GO), Santo Antonio de Leverger (MT), Agronômica (SC), Santana do Manhuaçu (MG) e Tocantinópolis (TO).
Os projetos foram selecionados por uma Comissão Especial de Avaliação, formada por museólogos e profissionais do setor, reunida entre os dias 24 e 28 de março, em Brasília. Dentre outros critérios, os membros da comissão consideraram clareza da justificativa e coerência do projeto; razoabilidade dos custos; impacto institucional; impacto sociocultural, inclusive quanto à geração de emprego e renda; e descentralização dos recursos, considerando a diversidade regional do país.
Os proponentes dos 24 projetos escolhidos devem enviar, no prazo máximo de dez dias, a documentação prevista no item 5.3 do Anexo 7 do Edital sob pena de desclassificação. Também foi criada uma lista reserva com 15 projetos para o caso de desistência ou de impedimento legal de alguma instituição contemplada para formalizar convênio. A ata da reunião com a relação dos municípios e a respectiva classificação foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, dia 3 de abril (Seção 1, páginas 10 e 11).
Outras informações: (61) 3414-6234 e demu@iphan.gov.br, no Demu/Iphan
http://www.cultura.gov.br/site/?p=11231
07/04/08