Havia um tempo em que vendedores de rua traziam um mundo de artigos na porta de casa e tinham que caprichar na voz, pois era a tal da venda no grito mesmo. A dona de casa tinha de escutar as ofertas lá de dentro de sua cozinha e correr para efetuar a compra. Os vendedores vinham a pé, de bicicleta, de carrocinha empurrada pelo vendedor e outras de tração animal.
Entre tantos, um predileto, “Olha o Bijúúúúúú”, e tinha uma matraca feita de um pedaço de madeira com uma argola de ferro que, com um movimento rápido da mão, faziam um barulhento téc-téc-téc-téc; era um grito e uma matracada, e assim a molecada toda desembestava pela rua para trocar uma moedinha pelo crocante biscoito.
Como, de que e onde era feito? Acabou o mistério.
Categoria: Doces – Docinhos / quitandas
Ingredientes:
-
60 gr de farinha de trigo
-
60 gr de manteiga
-
60 gr de açúcar
- 3 colher(es) (sopa) de glucose de milho
Preparação:
Misture a manteiga, A glucose e o açúcar e aqueça levemente para que a manteiga derreta. Misture bem e junte a farinha de trigo. Unte assadeiras e coloque a massa aos poucos, Deixando espaço entre elas. Leve ao forno médio pré-aquecido (mais ou menos 190 graus), Deixando assar entre 5 e 8 minutos, Até que fique dourado. Tire a massa da assadeira com uma espátula, Deixe descansar por um minuto e enrole num cabo de colher de pau. Se a massa esfriar e ficar durinha antes de enrolar, Não force o enrolamento, Volte ao forno para que aqueça outra vez. Eles ficam crocantes bem rapidamente. Para guardar, Coloque em vasilhas tampadas.
Rendimento:
15 porções
Faça um comentário