Projeto resgata memória da primeira escola de samba de Curitiba

livro coloradoLivro-CD registra a memória e os feitos da Escola de Samba Colorado a partir dos depoimentos e sambas de seus ex-integrantes

Neste sábado, 10 de abril, será lançado na Sociedade 13 de maio o livro-CD “Colorado – A primeira Escola de Samba de Curitiba”, de autoria do pesquisador João Carlos de Freitas.

Berço do samba curitibano, fundada em 1946, a Escola de Samba Colorado formou batuqueiros de todos os matizes e levou à avenida alguns dos mais belos enredos já compostos na terra dos pinheirais. Em seus 60 anos de história a agremiação fundada por Ismael Cordeiro, o Maé da Cuíca, cresceu, superou barreiras sociais, conseguiu feitos inimagináveis e conquistou lugar de destaque na história do carnaval paranaense e brasileiro.

Além de formar grandes batuqueiros e semear o samba na cidade, a agremiação boca-negra deu frutos aos primeiros grupos de samba a tocar na noite de Curitiba – como o Partido Alto Colorado e o Maé Samba Show.

Muito pobre, a escola nunca foi a mais pomposa e vitoriosa do carnaval da cidade. No entanto, entrou para a história como a mais popular e a dona da melhor bateria da história do carnaval curitibano – a bateria nota 10 – que conquistaria Cartola, Grande Otelo, Leci Brandão, entre outras figuras de renome nacional.

Com farto registro da memória de ex-integrantes, compositores, ritmistas e passistas,o livro de João Carlos de Freitas vem para contestar o mito preconceituoso que insiste em se perpetuar e afirmar que em Curitiba não há samba e que por essas bandas nunca houve carnaval. 

O livro-CD é o resultado final do projeto “Acabou a Vila Tassi, mas não acabou o samba”, viabilizado através de recursos do Fundo Municipal de Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, e traz depoimentos de compositores, passistas e ritmistas que passaram pela escola.

O CD que acompanha o livro ainda faz um resgate de alguns dos principais sambas compostos desde a década de 1940 até os dias atuais por integrantes da Colorado, como Maé da Cuíca, Cláudio Ribeiro e Homero Réboli. São 23 faixas contendo depoimentos, sambas-lamento, sambas-exaltação e sambas de enredo.

Serviço
Lançamento do livro-CD “Colorado – A primeira Escola de Samba de Curitiba”, de João Carlos de Freitas.

Quando: 10 de abril (sábado)
Horário: 15h às 19h
Local: Sociedade 13 de maio.
Rua Desembargador Clotário Portugal, 274 – São Francisco. Curitiba-PR.

*A entrada é franca e o livro será distribuído gratuitamente.

Contato:
João Carlos de Freitas – (41) 9951-0538
Teotônio Souto Maior – (41) 9936-9636

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*