Programa BNB de Cultura 2007 recebe sugestões

 

 

 

 

 

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) está convidando artistas, produtores, entidades culturais e demais interessados para, de forma   compartilhada, estabelecerem as linhas de atuação, critérios de avaliação, segmentos contemplados e alocação de recursos que serão incorporados na redação final do edital do Programa BNB de Cultura – Edição 2007.

 

Até o próximo dia 18, os interessados poderão, pela internet, inserir sugestões, acréscimos e outras alternativas de redação, em formulário eletrônico no portal do BNB (www.bnb.gov.br).

 

O Programa BNB de Cultura é uma linha de patrocínio direto do Banco do Nordeste, para apoio à produção e difusão da cultura nordestina, mediante seleção pública de projetos.

 

O Banco do Nordeste pretende destinar, no próximo ano, o montante de R$2,5 milhões para projetos a serem selecionados nas áreas de música, literatura, artes cênicas, artes visuais e audiovisual (R$ 500 mil para cada uma das cinco categorias).

 

A meta da instituição é realizar, ainda este ano, todo o processo de seleção da edição 2007 do Programa, compreendendo as fases de colheita de sugestões, lançamento do edital, período de inscrições, análise dos projetos e divulgação do resultado das propostas selecionadas. A informação é do gerente de Gestão da Cultura do BNB, Henilton Menezes.

 

Objetivos, critérios e contrapartidas – São objetivos do Programa BNB de Cultura: apoiar prioritariamente a realização de projetos culturais que estão fora da evidência do mercado e que contemplem a cultura popular nordestina; apoiar iniciativas de formação cultural orientadas para comunidades carentes localizadas na área de atuação do BNB; promover a realização de eventos nos municípios menos providos de atividades culturais, dentro da área de atuação do BNB; investir os recursos financeiros do BNB, disponíveis para a cultura, em atividades de interesse da região Nordeste; promover a participação da comunidade nos produtos e serviços culturais apoiados pelo BNB; e consolidar a imagem do BNB como empresa socialmente responsável, atuando no processo de patrocínio cultural de forma profissional e ética, visando ao desenvolvimento sustentável da cultura nordestina.

 

Para a seleção dos projetos culturais, deverão ser considerados os seguintes critérios: qualidade artística; atendimento de interesse coletivo da comunidade; formação ou aperfeiçoamento profissional; condições de sustentabilidade; viabilidade físico-financeira; e ações e investimentos dos recursos financeiros voltados prioritariamente para municípios de pequeno e médio porte localizados na área de atuação do BNB, notadamente aqueles situados na região semi-árida.

 

Todos os projetos culturais selecionados deverão oferecer ao BNB, no mínimo, as seguintes contrapartidas: inclusão da logomarca institucional do BNB e do Governo Federal ou de outro produto ou serviço associado, a critério exclusivo do Banco, em todas as peças promocionais; inclusão da logomarca do Banco e do Governo Federal em espaços onde serão realizados os eventos, quando for o caso; citação verbal do patrocínio do BNB em todas as entrevistas concedidas à imprensa sobre a realização do projeto; e doação de 20% de qualquer produto gerado pelo projeto (livro, disco, ingressos etc.) para uso a critério do BNB, no caso de patrocínio exclusivo (no caso de patrocínio parcial, esse percentual será proporcional ao valor investido pelo BNB).

 

Vertentes e linhas de atuação – O Programa BNB de Cultura 2007 deverá ser focado nas linhas de atuação e respectivas vertentes:

 

– Música (registro e difusão de música contemporânea; formação e desenvolvimento de bandas, corais e orquestras; e realização de eventos coletivos ou de formação musical)

 

– Literatura (incentivo à leitura e criação de acervos bibliográficos; edição e divulgação de obras literárias; e realização de eventos coletivos ou de formação musical)

 

– Artes Cênicas (montagem e circulação de espetáculos teatrais; e realização de eventos coletivos e de formação em artes cênicas)

 

– Audiovisual (produção e finalização de curtas-metragens; e realização de eventos coletivos e de formação em audiovisual)

 

– Artes Visuais (manutenção e ampliação de museus; e realização de eventos coletivos e de formação em artes visuais)

 

Todos os projetos contemplados deverão apresentar relatório final, no máximo em um período de 30 dias após a conclusão de todas as fases, contendo as seguintes informações: detalhamento das despesas realizadas; público atingido, classificado quantitativa e qualitativamente; número de profissionais envolvidos e funções desempenhadas; reprodução de todas as peças promocionais; e cópias das matérias publicadas nas mídias impressa (jornais e revistas) e eletrônica (rádio, televisão e internet).

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