A culinária dos paranaenses foi influenciada pelos diversos imigrantes que habitaram e vivem na região. Os índios brasileiros que viviam no Paraná introduziram o consumo de pinhão nas refeições e o consumo da erva-mate. Além disso, a cultura indígena acrescentou frutas e raízes na culinária do estado.
Ingredientes:
250 gramas de pinhão cosido e descascado
250 gramas de linguiça calabresa
250 gramas de toucinho defumado
500 gramas de presunto cozido
750 gramas de contra-filé
750 gramas de lombinho de porco
1 cebola grande
3 dentes de alho
1/2 maço de salsa
1/2 gramas cebolinha
1 pimenta-malagueta madura
1/2 xícara óleo de milho
1/2 xícara de vinho tinto
Pimenta do reino preta e sal a gosto
Preparo:
Cortar as carnes limpas e o presunto em cubinhos e a linguiça em rodelas não muito grossa. Cortar o toucinho sem o couro em fatias bem finas.
Amassar bem as pimentas com 1 colher(de sobremesa) de água, misturar com as cebolas raladas, o alho espremido e a salsas e a cebolinha picadinhas.
Juntar o óleo e o vinagre, temperar com 1 colher de sopa cheia de sal. Mexer tudo muito bem e despejar sobre as carnes. Misturar e deixar pegar o gosto por mais ou menos 2 horas no refrigerador.
Espalhar as carnes com o molho numa assadeira não muito grande e levar ao forno médio e pré-aquecido, por 1 hora e 30 minutos. Não esqueça os pinhões cosidos. De vez em quando regue as carnes com o próprio molho que vai se formando.
Faça um comentário