Cláudio Ribeiro apresenta no cardápio de hoje a famosa polemica entre Noel Rosa e Wilson Batista. Dois grandes nomes do samba realizaram uma disputa musical histórica em 1933. Wilson Batista era o sambista da malandragem, da vadiagem e da gandaia, enquanto Noel Rosa representava a vida boêmia, porém respeitável. Na verdade, no fundo, Noel tinha grande simpatia pela malandragem. Basta ouvirmos algumas de suas composições.
Wilson Batista começou a carreira artística no Rio de Janeiro, onde frequentava cabarés e levava uma vida mundana. Compôs o samba “Lenço no pescoço”, que fazia a apologia à malandragem carioca. Noel Rosa, que já era conhecido na época, escreveu “Rapaz folgado” como resposta a Wilson devido ao incômodo da imagem de malandro vinculada aos sambistas.
Hoje às 14 horas
O programa “Almoço à Brasileira” apresentado pelo jornalista e compositor Cláudio Ribeiro, todos os sábados pelas ondas da Rádio Cidade 670 AM de Curitiba e FM 97.3 de Paranaguá. Programa tem a colaboração e participação de: Gustavo Sella, João Arruda e Rafa Ribeiro.
Arte, politica e vida se entrelaçam quando o
comunicador/compositor/poeta faz, de sua história, um caminho empenhado na escritura e no fazimento da cultura de seu país. É ocaso do múltiplo CLÁUDIO RIBEIRO, principal apresentador paranaense em oficio e que além de esbanjar sua criatividade em composições de própria autoria e em importantes parcerias, ainda se desdobra no exímio oficio de falar, escrever e poetar. Como “agitador” politico e cultural e, de uma forma precisa e profundamente poética vem traçando rumos e participando ativamente das mudanças politicas e sociais brasileiras.
Faça um comentário