No dia 22 de novembro de 1573, o cacique Araribóia fundava a cidade de Niterói.
O termo Niterói vem da língua Tupi e significa “Água que se esconde”
Apresentação José Carlos Andrade
ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA
Segundo lugar do mundo com o maior número de obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, Niterói abriga, em um terreno à beira mar, um complexo arquitetônico de caráter popular, composta por sete construções, com o objetivo de promover a arte e a cultura que juntas com o MAC – Museu de Arte Contemporânea formam um caminho ao longo da orla denominado Caminho Niemeyer. O MAC ‘nasce’ do chão numa base cilíndrica única que sustenta todo o prédio, ancorado numa sapata gigante. Seu visual completa-se com um espelho d’água que confere leveza à construção. A grande rampa externa de concreto vermelho conduz o visitante, através de curvas livres, às entradas dos pavimentos superiores.
A Fortaleza de Santa Cruz, situada no bairro de Jurujuba, possui um acervo composto de 45 canhões dos séculos XVIII e XIX, além de uma capela datada de 1612, com uma imagem de Santa Bárbara do século XVIII. A fortaleza está localizada ao lado do canal de entrada da baia de Guanabara, por onde passam todas as embarcações que chegam ao porto do Rio de janeiro. Com uma visão privilegiada das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, é um local para se admirar as belezas naturais de nossa região. O Parque da Cidade é uma área de preservação ambiental do município, localizado no alto do morro da Viração, numa altitude de 270 m, ocupando uma área de 149.388,90m². Possui um mirante com visão panorâmica das Lagunas, Praias Oceânicas, bairros de Niterói em toda a sua extensão, e do mar aberto, até onde a vista consegue alcançar. O Parque conta com duas rampas para a prática de voo livre, sendo muito frequentado pelos praticantes desse esporte.
Com 1.200m de extensão e vegetação composta de amendoeiras e coqueiros, a Praia de Icaraí é a mais conhecida da cidade. Mantém espaço para diversos esportes e um calçadão que permite jogging e caminhadas ou apenas admirar o belíssimo panorama. Também é palco dos maiores eventos promovidos na cidade como shows e o réveillon. Dela, avista-se a Pedra do Índio, a Pedra de Itapuca, o MAC, além do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar. Já a Praia de Itacoatiara possui 700m de extensão em meio a uma vegetação exuberante. Suas águas são transparentes e azuladas. Paraíso dos surfistas, serve como palco para diversas competições, é pequena e uma das mais frequentadas pela juventude. No recanto direito, fica a ”Prainha”, paraíso para as crianças, uma pequeníssima praia completamente protegida das ondas.
História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.
Faça um comentário