Em outubro de 1953, o presidente Getúlio Vargas editou a Lei nº 2004 que estabeleceu o monopólio estatal do petróleo: estava criada a Petrobras.
Apresentação Jose Carlos Andrade
ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA
Após a Segunda Guerra Mundial, havia começado no país um grande debate sobre a exploração do petróleo.
O assunto era polêmico pois envolvia questões como soberania, a importância dos recursos minerais estratégicos , a política de industrialização e os limites da atuação de empresas multinacionais no país.
HISTÓRIA
A história da Petrobrás tem início no ano de 1953, com sua fundação. Pela Lei 2.004, à Petrobrás S.A. concentrava-se a responsabilidade de estudo, extração, refino e distribuição do petróleo do país.
A maior empresa petrolífera do país, e uma das maiores do mundo. Idealizada e fundada durante o Governo de Getúlio Vargas, em seu último mandato, sua criação marcou o século XX.
O nome original da empresa, na realidade, é Petróleo Brasileiro S.A. Presente em vários países ao redor do mundo, ela tem sua sede no Rio de Janeiro.
É uma empresa que funciona por meio do capital aberto. A União, ou seja, o Governo Federal Brasileiro, é sua maior acionista junto de vários outros empresários.
A história da Petrobrás provém de altos e baixos. Com a sua criação com Getúlio, a nacionalização e a capitalização de Lula. A Petrobrás passou por gigantes reformas em pequenos períodos de tempo. E constantemente grupos entreguistas querem repassa-la ao capital internacional.
História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.
Faça um comentário