O 1º Encontro Paranaense de Composição Musical, pela primeira vez no Festival, vai reunir compositores paranaenses em três dias de conferências. Com o tema “Rumos da criação musical paranaense”, o 30° FML realiza de 19 a 21 de julho na ACIL – Associação Comercial e Industrial de Londrina (Rua Minas Gerais, 297, 1º andar), o 1º Encontro Paranaense de Composição Musical. As participações dos compositores paranaenses Arrigo Barnabé, Chico Mello, Harry Crowl, Rogério Krieger e Mário Loureiro estão confirmadas.
A programação será aberta nesta segunda-feira, dia 19, às 9h, no auditório da ACIL com o lançamento do livro ‘Obra Coral’ de Henrique de Curitiba, além de uma homenagem ao autor. O evento é aberto a todo o público e a programação completa está no site www.fml.com.br
“O encontro vai discutir a estética da composição, mas não só a forma como é escrita, mas a tendência moderna que o compositor adota”, fundamenta Marco Antonio de Almeida, diretor artístico do festival. O encontro abrange palestras, conferências e mesa redondas. O diretor artístico completa: “Faremos um ‘varal de partituras’ para expor as partituras desses compositores paranaenses”.
Na programação, estão previstos os seguintes temas: “Panorama da composição musical no Paraná” com Harry Crowl; “A importância da música na sociedade atual”, organizado por Rogério Krieger; “Criação musical e crise da cultura na sociedade contemporânea” discutida pelo londrinense Arrigo Barnabé; a mesa redonda “Aspectos da formação do compositor na atualidade” mediado por Mário Loureiro e “Corporalidade, referência e identidade” coordenado por Chico Mello.
Para o professor da UEL, Mário Loureiro, que será o mediador de várias mesas, o encontro é resultado de uma busca antiga e a oportunidade para saber o estado da arte da composição paranaense. “Temos uma história na composição no Estado, que poderemos levantar agora”, afirma. Segundo Loureiro o formato do evento vai permitir a identificação das influências que os compositores paranaenses sofreram na sua formação e abordar as técnicas de formação desses artistas. “Isto é ótimo para as gerações que estão surgindo”, diz.
Sobre os compositores:
Harry Crowl: Estudou na Juilliard School of Music. Foi delegado brasileiro junto à Sociedade Internacional de Música Comtemporânea (SIMC), entre 2002 e 2006. Atualmente, é professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Diretor Artístico da Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná e produtor de programas de rádio da Paraná Educativa FM.
Arrigo Barnabé: Surgiu na cena musical brasileira no final dos anos 70. Em 1980 lança o álbum independente “Clara Crocodilo”, marco inicial da vanguarda paulista, apresentando uma fusão entre a música popular urbana e a música erudita contemporânea. Em 2009 estreia o show “Caixa de ódio”, dedicado à interpretação da obra de Lupicínio Rodrigues. Idealiza e apresenta, desde 2004
programa Supertônica, na rádio Cultura FM.
Mário Loureiro: Graduado em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado(SP), é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC – SP. Professor do Departamento de Música e Teatro da Universidade Estadual de Londrina.
Chico Mello: Formado em Violão na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Medicina pela UFPR e Composição e Teoria Musical pela Hochschule der Künste, em Berlim. Doutor em Musicologia pela Technische Universität Dortmund, em Dortmund. Trabalhou como arranjador, compositor e instrumentista em grupos de música popular e música experimental no Brasil.
Rogério Krieger: Estudou Regência com Roberto Duarte e com o búlgaro Kamem Goleminov. Atuou como solista da Camerata Antiqua de Curitiba, spalla e membro fundador da Orquestra Sinfônica do Paraná. Recebeu o prêmio Talento do Paraná como destaque na música paranaense. É um dos principais expoentes da nova geração de compositores brasileiros, com obras divulgadas em países como Portugal, Espanha, Itália, França, Inglaterra e Angola.
Serviço:
1° Encontro Paranaense de Composição Musical
De 19 a 21 de – das 9h às 17h.
Local: ACIL –Associação Comercial Industrial de Londrina
Avenida Minas Gerais, 297 – 1º andar
Faça um comentário