
Alice Ruiz vem aí. A poetisa, letrista e viúva do poeta curitibano Paulo Leminsky participa da programação de férias da Oficina Cultural Candido Portinari em Ribeirão Preto. As inscrições começam no dia 5 de janeiro do ano que vem, mas a programação já está no site da entidade.
“Três jeitos de Poesia” é o nome da palestra que Alice vai apresentar no dia 29 de março, em que fala sobre seu trabalho em gêneros como a poesia, letra de música e haicai. Ela já tem 19 livros publicados e foi vencedora por duas vezes do Prêmio Jabuti de Poesia, em 1989, com o livro “Vice Versos”, e 2009, com “Dois em Um”.
Nomes locais também vão ministrar algumas das oficinas. O artista plástico Cleido Vasconcelos fala sobre “Introdução à História da Arte – Das cavernas ao contemporâneo”, a partir de 19 de janeiro. O objetivo da oficina é oferecer um panorama histórico da arte, por meio dos principais movimentos artísticos e da análise de obras de artistas renomados.
A cantora e professora Vânia Lucas dá o workshop “Técnica vocal para o canto popular brasileiro” no dia 8 de fevereiro. O curso ressalta cuidados para a manutenção da voz, como alimentação, postura, atividades físicas, além de técnicas como impostação e afinação.
O artista plástico, cartunista e colaborador de A Cidade, Renato Andrade, vai dar a oficina “Artistas de Rua – Intervenção Urbana através do Grafite”, em que aborda historicamente o grafite no Brasil, apresenta os fundamentos da técnica do estêncil e cria um projeto de comunicação visual para um espaço no Centro da cidade. “Queremos dar uma cara diferente na programação a cada ano. Temos sempre um curso em cada área, mostrando o leque de possibilidades da Oficina”, diz Fatu Antunes, coordenadora da Candido Portinari.
Mídia Alternativa
Segundo a coordenadora, apenas o curso sobre fanzine, ministrado pelo jornalista Angelo Davanço, editor do Caderno C de A Cidade, e realizado no início deste ano, volta à programação por causa da demanda. “Foi uma oficina muito procurada. É uma mídia alternativa que faz muito sucesso”, afirma Fatu.
A coordenadora destaca também a oficina “Brincantinho – Cultura da Infância”, realizada por Carla Passos. A oficina, que é uma parceria com o Instituto Brincante de São Paulo, apresenta ritmos populares brasileiros com brincadeiras de percussão corporal, canto e dança. Carla Passos é integrante do Instituto Brincante e formada em Arte-Teatro pela Unesp, atriz, arte-educadora e contadora de histórias.
“Pensamos numa programação com mais foco nas crianças por causa desse período de férias. Durante o ano letivo, fica mais difícil a garotada cursar a oficina”, explica Fatu. A coordenadora afirma que desde que a Oficina Cultural mudou de endereço, as coisas melhoraram. De uma sala emprestada na Casa da Cultura de Ribeirão Preto, há um ano passou a ocupar um amplo espaço de 326 metros quadrados no andar pertencente à Biblioteca Padre Euclides. Ou seja, depois de funcionar por 15 anos no Morro do São Bento, retorna à área central.
Criada há 20 anos, a oficina ficava inicialmente num prédio da rua São Sebastião, onde hoje está uma faculdade particular. “É sempre bom ter nossa própria sede, além disso, facilitou o acesso ao público. É um privilégio estar numa mesma área que o Quarteirão Paulista e o Marp [Museu de Arte de Ribeirão Preto]”, comenta.
Todos os cursos de férias vão ser realizados na sede da Oficina. A programação na região deve começar em abril do ano que vem. A Candido Portinari atende a 61 municípios vizinhos. “Recuperamos um espaço que estava adormecido”, conclui.
Programação de Janeiro a Março
ARTES PLÁSTICAS
Oficina: Introdução à História da Arte – Das cavernas ao contemporâneo
Coordenação: Cleido Vasconcelos
De 19 de janeiro a 16 de fevereiro
AUDIOVISUAL
Oficina: Direção em Cinema – A construção da mise-en-scène
Coordenação: Eduardo Aguilar
Dias 2 e 3 de março
COMUNICAÇÃO
Oficina: Organizando um Fanzine
Coordenação: Angelo Davanço
De 17 a 31 de janeiro
Oficina: O texto publicitário
na era digital
Coordenação: Romilson Madeira
Dia 10 de fevereiro
CULTURA GERAL
Oficina: Terra – Um só continente
Coordenação: Marta Bastos
De 16 de janeiro a 29 de fevereiro
Oficina: Recortes da vida
com Pop Art
Coordenação: Sheila Guimarães
De 2 a 28 de fevereiro
LITERATURA
Palestra: Três jeitos de Poesia
Palestrante: Alice Ruiz
Dia 29 de março
MÚSICA
Workshop: Técnica vocal para o canto popular brasileiro
Coordenação: Vania Lucas
Dia 8 de fevereiro
Oficina: Vibrações do Tempo:
Choro e Memórias
Coordenação: Eduardo Felipe Cangemi da Cruz
De 5 a 27 de março
MÚSICA / DANÇA
Oficina: Brincantinho – Cultura da Infância
Coordenação: Carla Passos
Dias 25 e 26 de janeiro
TEATRO
Oficina: Escuta e Limpeza
Cênica na Construção de Narrativas Contemporâneas
Coordenação: Júlio César Avanci
De 7 de fevereiro a 27 de março
ARTES VISUAIS
Oficina: Artistas de Rua – Intervenção Urbana através do Grafite
Coordenação: Renato Andrade
De 5 a 16 de março
Os cursos são gratuitos. Mais informações pelos telefones (16) 3625-6161 e 3625-6970
Faça um comentário