Negros no Paraná: um olhar sobre a escravidão e suas consequências (artigo)

             

A escravidão foi, sem dúvida, um capítulo triste e sombrio da                história do Brasil.

Desde a época colonial, a presença de negros no Paraná tem sido uma realidade. Durante os anos de escravidão, muitos africanos foram trazidos para a região, sobretudo para trabalhar nas grandes propriedades rurais que se expandiam pelo estado. No entanto, é importante destacar que a presença de negros não se limitou apenas ao período escravista e que a população negra tem contribuído para a construção e desenvolvimento do estado ao longo da história.

A escravidão foi, sem dúvida, um capítulo triste e sombrio da história do Brasil. Estima-se que cerca de 4 milhões de africanos foram trazidos forçadamente para o país, muitos deles para trabalhar em condições sub-humanas nas lavouras de cana-de-açúcar, café e outras plantações. No Paraná, apesar de a região não ter tido a mesma importância econômica que outras do país, a escravidão também foi expressiva. Segundo dados do IBGE, em 1872 havia cerca de 11.500 escravos no estado, o que correspondia a 6,2% da população total.

A abolição da escravidão, em 1888, não significou o fim das desigualdades e injustiças que haviam sido perpetradas contra os negros. Pelo contrário, em muitos casos a liberdade veio acompanhada de novas formas de exploração e opressão. Muitos ex-escravos foram abandonados à própria sorte, sem terra, sem emprego e sem recursos para sobreviver. Além disso, a discriminação racial persistiu e, em muitos casos, se intensificou, como parte de um sistema de exclusão que atingiu não apenas negros, mas também outros grupos marginalizados, como indígenas e imigrantes.

No século XX, a situação dos negros no Paraná começou a mudar lentamente, com a ampliação do acesso à educação, ao trabalho e à participação política. Um marco importante nesse processo foi a criação do Movimento Negro no final da década de 1970, que lutava contra o racismo e a discriminação racial e reivindicava uma sociedade mais justa e igualitária. Graças a essas lutas, foram criadas políticas públicas específicas para a população negra, como cotas nas universidades, programas de inclusão no mercado de trabalho e de fomento ao empreendedorismo.

Apesar desses avanços, os desafios para a população negra no Paraná ainda são grandes. Segundo dados do IBGE, em 2018, a população negra representava 15,2% da população total, mas apenas 9,4% dos ocupados com carteira assinada e 7,3% dos ocupados com nível superior completo. Além disso, a violência racial é uma triste realidade, como atestam os relatos de discriminação e preconceito que muitos negros ainda precisam enfrentar no dia a dia.

Diante desse cenário, é fundamental que sejam feitas políticas públicas que promovam a igualdade racial e combatam o racismo em todas as suas formas. É preciso enfrentar o problema de forma estrutural, não apenas tratar os sintomas. Isso significa, por exemplo, investir em educação de qualidade para todos, garantir oportunidades de formação e emprego para a população negra, incentivar o empreendedorismo, eliminar as desigualdades no acesso aos serviços públicos e combater as violências simbólicas e físicas que atingem essa população.

Em resumo, a história dos negros no Paraná é marcada por lutas e resistências, mas também por injustiças e desigualdades. A abolição da escravatura não foi suficiente para superar os séculos de exploração e opressão; ainda é necessário enfrentar o racismo estrutural que continua a marcar a nossa sociedade. Cabe a todos nós – negros e brancos – o compromisso de construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde a cor da pele não seja mais um obstáculo para o pleno

Não há um registro preciso sobre a origem dos escravos que foram trazidos para o Paraná, mas sabe-se que a maioria deles veio de países da África Ocidental, como Angola, Congo, Moçambique e Guiné. Alguns também foram trazidos de outras regiões do continente, como Sudão e Costa do Marfim. Com base na história do Brasil, o Paraná não foi um estado importante em relação à escravidão. Durante a época da escravidão no Brasil, a região que hoje é o Paraná era conhecida como “Terras do Oeste” e era pouco habitada. A compra e venda de escravos era feita principalmente em portos marítimos, como Rio de Janeiro e Salvador. Ainda assim, é provável que alguns escravos tenham sido trazidos para o Paraná, mas as informações históricas são limitadas e imprecisas.

A escravidão foi uma prática comum no Brasil desde o período colonial até o final do século XIX, quando foi abolida oficialmente. O Paraná não foi uma exceção, e a escravidão foi uma realidade na região.

Durante o período colonial e imperial no Brasil, muitos navios traziam escravos africanos para o porto de Paranaguá, localizado no estado do Paraná. Esses escravos eram trazidos principalmente para trabalhar em fazendas de café e cana-de-açúcar na região. O comércio de escravos foi proibido no Brasil em 1831, mas ainda continuou ilegalmente até a abolição da escravidão em 1888.

 

A escravidão no Paraná teve seu início no final do século XVII, quando a região começou a ser explorada pelos europeus. A mão de obra escrava era usada principalmente na agricultura de cana-de-açúcar e café, mas também em outras atividades, como mineração.

 

Durante o período da escravidão no Paraná, havia um grande número de escravos vindos de outras regiões do país, como Bahia e Minas Gerais. Algumas fazendas e engenhos chegaram a ter centenas de escravos trabalhando nas lavouras.

 

No entanto, a escravidão no Paraná não foi tão intensa quanto em outras regiões do país, como o Nordeste e o Sudeste. Isso se deve, em parte, às condições climáticas e geográficas da região, que não eram tão favoráveis à produção de culturas escravistas.

 

A Abolição da Escravidão no Paraná ocorreu em 13 de maio de 1888, quando a Lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel, libertando todos os escravos no Brasil.

 

Atualmente, as instituições de ensino, museus e arquivos são lugares importantes para entendermos a história do período da escravidão no Paraná e em todo o país.

 

FUNDO DE EMANCIPAÇÃO DOS ESCRAVOS NO PARANÁ

O Fundo de Emancipação dos Escravos no Paraná foi criado em 1871 pelo governo da Província do Paraná, com o objetivo de arrecadar recursos para a libertação de escravos africanos e seus descendentes. A fundação contou com a colaboração financeira de proprietários de terras, comerciantes e outros membros da elite paranaense. Os proprietários de escravos eram autorizados a doar recursos em dinheiro e em gêneros, como café, açúcar e animais.

 

A criação do Fundo de Emancipação dos Escravos no Paraná teve como principal objetivo a liberdade de escravos com idade avançada, que não eram mais capazes de trabalhar ou de gerar lucro para seus proprietários. O fundo também financiava a compra de alforrias de escravos e suas posteriores indenizações e manutenção.

 

A iniciativa do governo paranaense foi importante para a abolição da escravidão no Paraná, que foi oficializada em 1888, antes mesmo da Lei Áurea. Ainda assim, a abolição não foi acompanhada de políticas públicas que pudessem garantir a inserção dos ex-escravos na sociedade, o que contribuiu para a continuidade das desigualdades no período pós-abolição.

Como modelo de emancipação gradualmente remunerada, o Fundo de Emancipação dos Escravos no Paraná foi instituído em 1870 por uma lei provincial. No entanto, o Fundo enfrentou muitos problemas em sua implementação e acabou sendo um fracasso.

 

Alguns motivos pelo qual o Fundo de Emancipação dos Escravos não funcionou no Paraná incluem:

 

  1. Falta de financiamento adequado: o Fundo tinha como objetivo fornecer recursos para a compra de escravos e para compensar os proprietários por sua perda de mão de obra. No entanto, o Fundo nunca teve financiamento suficiente, o que limitou sua eficácia.

 

  1. Elevado custo dos escravos: o alto custo de compra de escravos limitou a capacidade do Fundo de adquirir e libertar escravos. Além disso, muitos proprietários exigiram preços altos para a libertação de seus escravos, reduzindo ainda mais a capacidade do Fundo de agir efetivamente.

 

  1. A burocracia governamental: a administração do Fundo era complexa e burocrática, o que o tornava ineficiente. O processo de solicitação de recursos e a liberação de pagamento para os proprietários de escravos era demorado e muitas vezes acompanhado por atrasos e corrupção.

 

  1. Resistência dos proprietários: muitos proprietários de escravos resistiram à lei e às tentativas de se inscreverem no Fundo. Alguns proprietários simplesmente se recusaram a libertar seus escravos, enquanto outros exigiram preços altos que o Fundo não podia pagar.

 

Em geral, o Fundo de Emancipação dos Escravos no Paraná fracassou porque não tinha financiamento adequado, enfrentou altos custos, era burocrático e enfrentava resistência dos proprietários de escravos. Como resultado, a lei não conseguiu libertar muitos escravos e acabou sendo abandonada pelo governo.

 

 

TROPEIRISMO E ESCRAVIDÃO

 

O tropeirismo é uma atividade econômica que consistia na criação, transporte e comercialização de animais, sobretudo mulas e cavalos, de uma região para outra. No Paraná, a atividade teve grande importância no período colonial e no Império, por conta da sua localização geográfica. O estado era uma região de passagem obrigatória entre as regiões Sul e Sudeste do país.

 

A atividade tropeira, assim como muitas outras atividades econômicas da época, teve relação direta com a escravidão. Em muitos casos, os tropeiros eram donos de escravos que trabalhavam no transporte dos animais, carregando a carga e auxiliando nas atividades que envolviam os animais.

 

Além disso, muitos escravos também eram utilizados no processo de criação dos animais, trabalhando em fazendas e sítios na alimentação e no cuidado dos animais que seriam posteriormente vendidos em outras regiões.

 

Embora a atividade tropeira tenha sido relevante historicamente para a economia do Paraná, é importante destacar o papel negativo que a escravidão teve no desenvolvimento desta atividade e lembrar que a exploração da mão-de-obra escrava foi uma prática inaceitável e desumana.

 

ERVA-MATE E A ESCRAVIDÃO

No século XIX e início do século XX, a colheita da erva mate no estado do Paraná era realizada principalmente por escravos. A erva mate era uma das principais culturas agrícolas da região, e a mão de obra escrava era utilizada para realizar as tarefas mais difíceis e pesadas do processo.

 

Os escravos eram trazidos de outras regiões do país, especialmente do Nordeste e do Sudeste, e eram colocados para trabalhar nos ervais do Paraná. Eles viviam em condições precárias, muitas vezes em barracões improvisados, e eram submetidos a longas jornadas de trabalho, sem direito a descanso semanal ou feriados.

 

Além do trabalho nas plantações, os escravos também eram utilizados para transportar a erva mate até os centros comerciais, carregando grandes fardos nas costas por longas distâncias. Muitos deles morriam durante esse processo, devido ao esforço excessivo e à falta de cuidados médicos.

 

Com a abolição da escravidão em 1888, a mão de obra nas plantações de erva mate passou a ser composta por imigrantes europeus e descendentes de escravos libertos. No entanto, as condições de trabalho ainda eram bastante precárias, e os trabalhadores enfrentavam longas jornadas, salários baixos e falta de direitos trabalhistas. A situação só começou a melhorar a partir da década de 1950, com a criação de leis trabalhistas e a organização dos trabalhadores rurais em sindicatos.

Durante o período colonial e imperial brasileiro, a mão de obra negra foi essencial para o desenvolvimento da economia do país, principalmente em atividades relacionadas à agricultura e à extração de recursos naturais. No Paraná, a presença de cativos africanos e afrodescendentes também foi significativa em diversas atividades, incluindo a exploração da madeira.

 

ECONOMIA DA MADEIRA DO PARANÁ

 

A exploração da madeira no Paraná começou no século XIX, impulsionada pela crescente demanda por madeira para construção e produção de carvão, principalmente nas cidades de Curitiba e Paranaguá. As principais áreas de extração eram as matas de araucárias, que foram devastadas ao longo dos anos.

 

Os negros desempenhavam diversas funções no processo produtivo, desde a extração da madeira até o transporte em carros de boi. Alguns trabalhavam como lenhadores, cortando as árvores com machados e serras. Outros atuavam como Vaqueiros das boiadas que puxavam os carros de madeira. Também havia aqueles que se dedicavam ao processo de transformação da madeira em carvão vegetal, utilizando fornos rudimentares no meio da mata.

 

A maioria dos trabalhadores negros na economia da madeira do Paraná era escravizada, o que significa que foram submetidos a condições de trabalho precárias e violentas. No entanto, após a Abolição da Escravatura em 1888, alguns ex-escravizados continuaram a trabalhar na atividade madeireira, muitas vezes sob o regime de trabalho pouco regulamentado do “serviço de meia praça”.

 

Ainda hoje, a exploração da madeira é uma importante atividade econômica no Paraná, embora tenha sido regulamentada e modernizada. A presença da mão de obra negra é ainda significativa, mas agora em condições de trabalho formalizadas e regulamentadas.

Bom pessoal, espero que vocês tenham gostado de aprender mais sobre a história da escravidão no Paraná. Falar sobre esse tema pode ser um tanto taboo, mas é essencial para entendermos o passado do nosso estado e como ele impactou nossa sociedade atual. O jornalismo cultural tem esse papel de resgatar e preservar essas histórias que muitas vezes foram escondidas ou esquecidas. Que possamos continuar explorando nossa cultura de forma crítica e consciente.

 

Mulheres escravas no Paraná

 

As mulheres escravas no Paraná foram um grupo significativo na formação da história do estado. A cultura popular paranaense é repleta de influências das culturas africanas, trazidas pelos escravos que foram trazidos para as fazendas no século XIX. Dentro desse grupo, as mulheres foram as que mais sofreram com a opressão e as condições precárias de trabalho.

Essas mulheres foram submetidas a uma vida de trabalho duro e exploração, sem direito a descanso ou autonomia. Elas eram usadas para trabalhos domésticos, como cozinhar, lavar roupa e cuidar dos filhos dos seus mestres. Além disso, elas também eram usadas para trabalhos nas fazendas, como plantar e colher culturas.

A cultura popular do Paraná é rica em danças e músicas que foram influenciadas pelas culturas africanas. As mulheres escravas foram responsáveis por essa influência, trazendo consigo suas danças e ritmos. A dança mais famosa do Paraná, a “dança do fandango”, é uma dança originada nas fazendas, onde os escravos dançavam para se divertir e para celebrar seus momentos de descanso.

Apesar de serem submetidas a uma vida de trabalho forçado, as mulheres escravas no Paraná não deixaram de contribuir para a cultura popular e a história do estado. Sua influência é evidente até os dias atuais, por meio da música, da dança e de outras manifestações culturais.

É importante destacar e de se reconhecer a luta e o sofrimento dessas mulheres, que foram fundamentais na construção do Paraná. É essencial que suas histórias sejam lembradas e valorizadas, para que possamos entender e respeitar as diferenças culturais. Assim, poderemos construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos são reconhecidos por suas contribuições, independentemente da sua origem ou condição social.

 

O Samba e a presença da população negra no Estado do Paraná tem sido um tema pouco abordado pela pesquisa acadêmica. Há poucos registros históricos da sua chegada e a sua popularização dentro da cultura paranaense.

 

NEGROS E O SAMBA

Ao pesquisar a história do samba no Paraná, nota-se uma trajetória semelhante à de outras regiões do Brasil. O samba é um gênero musical que surgiu no Rio de Janeiro no início do século XX, mas em pouco tempo se espalhou pelo Brasil. A migração da população negra para outras regiões do país, em busca de trabalho e melhores condições de vida, é uma das principais razões da expansão do samba e da sua inserção nas diferentes tradições culturais brasileiras.

No Paraná, o samba chegou trazido por negros que migraram de outras regiões do Brasil. De acordo com Ayres (2019), em seu estudo sobre a história do samba em Curitiba, a presença afrodescendente na cidade começou a ser mais significativa a partir dos anos 1940. Durante esse período, houve um grande fluxo migratório de negros vindos do Nordeste do Brasil, que vieram trabalhar nas usinas de açúcar e álcool situadas na região de Morretes. Esses trabalhadores trouxeram consigo a cultura popular do samba e iniciaram rodas de samba na cidade e em outras regiões do Estado.

A presença negra no Paraná é também observada quando se analisa a formação das escolas de samba. Segundo João Carlos Freitas em se livro, a Escola de Samba Colorado foi a primeira escola de samba do Paraná, fundada em Curitiba na década de 40. A escola foi criada pelos funcionarios e familiares de trabalhadores da Rede Ferroviaria Federal, na famosa vila Tassi. Em outras cidades como Ponta Grossa, Antonina e Paranaguá, a influência da cultura afrodescendente também marcou o surgimento das escolas de samba.

A cultura popular é um importante elemento para a formação e a identidade de um povo. O samba e outras manifestações culturais afro-brasileiras têm um papel fundamental na construção da cultura brasileira. São importantes para compreender como a população negra se adaptou, resistiu e se reinventou no Brasil. A presença do samba no Paraná é um exemplo desta diversidade e complexidade cultural que define o país.

Portanto, é importante notar a presença histórica do samba e da população negra no Paraná, que contribuíram ativamente para a formação da cultura popular da região. Deve-se reconhecer a riqueza cultural da população negra, bem como sua luta por reconhecimento, pelos seus direitos e pela valorização de sua herança cultural. O estudo destas manifestações culturais são valiosos para se entender a história e a sociedade brasileira como um todo.

Cláudio Ribeiro

Jornalista – Compositor

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