Ritmo é atrativo turístico em diversos bairros do Rio de Janeiro e um programão para o turista dos jogos olímpicos.
O samba é a cara do Rio de Janeiro. Seja no Carnaval, quando as escolas fazem no Sambódromo o maior espetáculo da Terra, ou no dia a dia dos bairros cariocas, o ritmo é marca registrada da cidade e objeto de roteiros com incursões por shows, rodas de samba e pagodes de fundo de quintal.
A presença é tão marcante que o Rio abriga até uma Cidade do Samba, um espaço para espetáculos e que pode ser considerado o coração do Carnaval. Ali são produzidos figurinos e cenografias que desfilam na avenida durante a grande festa. De domingo a domingo, o que não falta pela cidade é opção de programação para quem curtir ou conhecer o samba e outros ritmos de matriz africana, como o jongo.
Aqui, selecionamos alguns eventos que reúnem a nata do samba carioca em eventos nas ruas, nos bares, e nas quadras da tradicionais escolas de samba.
Samba do Trabalhador: o programa de segunda-feira é comandando pelo compositor Moacyr Luz que recebe convidados/músicos para shows especiais. A recomendação é que se chegue cedo, pois o espaço enche com a chegada do pessoal que “afrouxa a gravata” depois de um dia de trabalho
Quando: Toda segunda, de 17h00 às 21h30.
Onde: Clube Renascença – Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí.
Mais informações: www.renascencaclube.com.br
Roda de Samba da Pedra do Sal: toda a segunda-feira, desde de 2009, a partir de 19h o samba histórico e de raiz reúne sambistas e turistas aos pés do Morro da Conceição na Pedra do Sal, onde os navios negreiros desembarcavam escravos vindos da África.
Quando: segundas-feiras, a partir de 19h
Onde: Largo João da Baiana (uma das subidas do Morro da Conceição, a 100 metros do Largo de S. Francisco da Prainha, Bairro da Saúde.
Mais informações: http://rodadesambadapedradosal.blogspot.com.br/
Samba da Saúde – Roda de samba quinzenal, sempre às quintas-feiras, no Largo da Prainha (Zona Portuária, RJ), sob comando dos sambistas Zeh Gustavo, Alexandre Nadai e Raphael Moreira. Surgiu em 2012 com a proposta de unir as vozes da Região portuário do Rio de Janeiro.
Quando: Nas primeiras e quintas-feiras do mês de 19h às 23h com entrada franca.
Mais informações: https://www.facebook.com/sambadasaude
Samba do Castelo: evento que acontece todo o 2º sábado do mês, no bairro do Castelo, no centro da cidade do Rio de Janeiro, em frente ao botequim São Quim. Para celebrar os Jogos Olímpicos de Paralímpicos o grupo, comandado pelo cantor Makley Matos, organiza a roda nesta sexta-feira (5).
Quando: segundo sábado do mês
Onde: Av. Churchill próximo ao nº 60 – Castelo – Centro.
Mais informações: (21) 99819-0220 (Rodrigo)
Razões Africanas: evento tradicional que vai além do samba, dando lugar também a manifestações culturais como o jongo, ciranda, maracatu e ijexás. O comando é do grupo “Razões Africanas”, composto pelas cantoras Lazir Sinval, Dely Monteiro e Luiza Marmello, também integrantes do grupo “Jongo da Serrinha”.
Quando: quintas-feiras a partir de 20h30
Onde: Trapiche Gamboa, Rua Sacadura Cabral, 155 – Praça Mauá,
Mais informações: www.trapichegamboa.com/programacao.htm
Feijoada na Mangueira. Crédito: Júlio Ricardo
Mangueira: uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro reserva para o mês de agosto para a famosa feijoada com show de samba. A partir do dia 20 serão retomados os ensaios da verde e rosa na quadra Palácio do Samba.
Quando: feijoada, 13 de agosto, 13h
Onde: Rua Visconde de Niterói, 1072 – Mangueira – (21) 2567.3419
Mais informações: http://www.mangueira.com.br
Portela: outro grande nome do carnaval e da tradição carioca, na escola de samba Portela tudo acaba em samba. Em agosto, dia 7, a escola de Madureira, promove o arraiá “Sambapira”, a tradicional Feijoada da Família Portelense com ingressos antecipados a R$ 20.
Onde: Rua Clara Nunes, 81 – Madureira
Mais informações: http://gresportela.org.br
Faça um comentário