O documento, lançado durante Congresso no Peru, destaca a importância do governo Lula para o setor da cultura e seu intercâmbio com os países vizinhos; confira
Representantes da cultura de 21 países da América Latina reunidos durante o 5º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que acontece de 8 a 16 de outubro, no Peru, aprovaram em plenária geral, uma moção de apoio ao ex-presidente Lula (PT) e em defesa da democracia. O documento cita a necessidade da eleição da chapa da Coligação Brasil da Esperança, diante das ameaças à democracia e em defesa da valorização do setor cultural.
Alexandre Santini, secretário de Cultura de Niterói (RJ) e representante do Brasil, afirmou que “é fundamental, um reconhecimento à importância que as políticas culturais do governo Lula, no caso do Cultura Viva e dos Pontos de Cultura”.
O gestor cultural também explicou que a moção foi proposta pela delegação brasileira. “Estamos aqui no Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, no Peru, com uma delegação de 17 pessoas do Brasil e 21 países representados. A delegação brasileira se reuniu e propôs a moção de apoio, que foi aprovada por aclamação na Assembleia Geral do Congresso. Foi um momento muito bonito, muito emocionante, porque a gente recebeu o apoio e a solidariedade de todos os presentes”, disse.
A moção de apoio a Lula também foi celebrada por Maria Eugênia Garcia, representante da delegação cubana e uma das lideranças do Movimento Cultura Viva Comunitária. “Estamos muito satisfeitos com o apoio a Lula, que é uma das figuras mais importantes do mundo”, disse. “Sendo presidente do Brasil, fortalecerá a América Latina e a cultura desse país irmão.”, fortaleceu.
Leia abaixo a íntegra da carta:
O movimento continental de Cultura Viva Comunitária, em encontro realizado do dia 8 a 16 de outubro de 2022, no 5º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária no Peru, se dirige ao povo brasileiro, que vive um dos momentos mais graves de sua história, sob o comando de um governo de extrema direita, que ameaça os direitos humanos (civis, políticos, culturais e ambientais), a natureza e até mesmo a vida.
Neste momento está em jogo toda a construção democrática do país, desde o fim da ditadura militar, até as garantias fundamentais da Constituição de 88.
1. Considerando que essas ameaças à democracia no Brasil têm consequências imediatas para todos os países do continente;
2. Considerando que a construção dos Pontos de Cultura no Brasil nos governos de Lula foram referências e inspiração para a construção de políticas de base comunitária e em diversos países da América Latina;
3. Considerando que é necessário expressar o apoio e solidariedade latino-americana do movimento de Cultura Viva Comunitária ao povo do Brasil neste momento chave de decisão de rumo e perspectiva histórica.
As e os congressistas aqui presentes, de delegações de 21 países, afirmam seu apoio à eleição de Luiz Inácio LULA da Silva à Presidência do Brasil, como parte de um caminho de reencontro do povo brasileiro consigo mesmo, com sua tradição democrática e um horizonte de construção de um país mais solidário, socialmente justo, com respeito à cultura, à natureza e à dignidade de nossos povos.
Vamos Brasil! Sem medo de ser feliz! Lula presidente!
Em San Juan de Lurigancho, 10 de outubro de 2022
Assembleia Geral do V Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária
Faça um comentário