O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, divulga o resultado do Edital de Implantação dos Núcleos de Produção Digital, que tem como objetivo apoiar a produção audiovisual independente, em diversas regiões do país.
A implantação dos Núcleos de Produção Digital constitui-se na primeira fase do Programa Olhar Brasil, que também inclui ações nas áreas de formação e difusão audiovisuais. Foram selecionados 11 projetos, contemplando os seguintes estados brasileiros: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Piauí e Sergipe.
Os selecionados integrarão a Rede Olhar Brasil, a ser instalada no próximo dia 12 de abril, em Aracaju, numa solenidade que contará com as presenças do ministro da Cultura, Gilberto Gil, do secretário do Audiovisual, Orlando Senna.
O Programa Olhar Brasil é mais uma ação da política de regionalização da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC) e tem como objetivo estabelecer corpos estáveis nas diversas regiões do país, interligados em rede – a Rede Olhar Brasil – com perfil de centros de educação audiovisual e de apoio à produção independente.
“É uma inédita parceria no campo das políticas públicas, de convergência entre produtores, poder público e mercado, nos níveis estadual e regional”, afirma o secretário Orlando Senna lembrando o caráter inovador da iniciativa. “O objetivo é que esta parceria se consolide em sintonia com outros projetos das áreas de produção, formação, exibição e teledifusão, desenvolvidos pelo próprio Ministério da Cultura ou por outras instituições públicas e privadas”, acentua.
Os projetos selecionados são:
Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira
Fundação Cultural de Curitiba
Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza (Funcet)
Fundação Gregório de Mattos de Salvador
Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte
Fundação Rádio e Televisão Educativa do Piauí
Instituto de Artes do Pará
Prefeitura Municipal de Aracaju
Secretaria de Cultura e Esportes de Maceió
Secretaria de Estado de Educação do Acre
Universidade Federal da Paraíba
Informações à imprensa: (61) 3901-3823.