Mês da Consciência Negra

connegra Entre as atrações, o destaque é o grande show da Praça da Sé, no dia 20 de novembro, com artistas como D. Ivone Lara e Toni Tornado . Para festejar o Mês da Consciência Negra, em novembro, a Secretaria de Estado da Cultura promove uma série de atrações culturais gratuitas. O ponto alto das comemorações é o já tradicional show na Praça da Sé, no dia 20, com a presença de artistas como D. Ivone Lara, Oswaldinho da Cuíca, Chico César, EMICIDA, Funk como Le Gusta, Toni Tornado, Lady Zú e Gerson King Combo.

A Secretaria também apoia a comemoração da data em outras cidades do Estado, por meio do Edital de Apoio a Projetos de Promoção do Dia da Consciência Negra. Dos 20 projetos selecionados, 15 vêm de municípios do interior e do litoral – Franca, Ribeirão Preto, Hortolândia, Itu, Capivari, Barretos, Guarujá, Pindamonhangaba, Campinas (com dois projetos), Francisco Morato, Piracicaba, Tupã, Tremembé e Santa Bárbara D’Oeste -, e cinco são da Capital. Cada projeto receberá um prêmio de R$ 10 mil.

Outro evento importante é a abertura da exposição O que é Consciência Negra para Você?, em 27 de novembro, no Memorial da América Latina. A mostra reunirá os vencedores da campanha de participação popular promovida pela Secretaria, que convidou o público a colocar em cartazes publicitários a sua interpretação sobre o tema. No mesmo dia, o Memorial recebe ainda a quarta edição do Encontro Paulista de Hip-Hop.

“Com shows e atividades culturais, o Governo de São Paulo convida o público a refletir sobre o tema e também a comemorar a data, sempre ao lado de grandes nomes da cultura de nosso país”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

Confira abaixo a programação completa de eventos promovidos pela Secretaria no mês da Consciência Negra:

Show na Praça da Sé

No dia 20 de novembro, um palco montado na Praça da Sé recebe as comemorações do Dia da Consciência Negra. As festividades começam na Catedral da Sé, com uma Missa Afro, às 10h. Após a missa, ao meio-dia, há apresentação do Encontro de Congadas, com cinco grupos de congadas e samba de bumbo do Estado.

Na seqüência, os apresentadores Max B.O e Mafalda Pequenino abrem o show com o rap dos artistas EMICIDA & Projetonave+Rael da Rima, DJ Pathy de Jesus e DJ Meio Kilo. Às 15h30 começa o show de MPB com Chico César e banda e seguido de apresentação do DJ Théo Werneck.

A terceira parte do espetáculo é dedicada à música soul, e conta com a participação do grupo Funk Como Le Gusta e dos artistas Toni Tornado, Lady Zú e Gerson King Combo. Para encerrar a festa, a partir das 20h, o público curte o samba de D. Ivone Lara e Oswaldinho da Cuíca, acompanhados por Arlindo Cruz e sua banda.

Exposição O que é Consciência Negra para Você?

A cada ano, a Secretaria de Estado da Cultura desenvolve uma campanha de participação popular, cujo resultado é divulgado no Mês da Consciência Negra. O tema de 2010, O que é Consciência Negra para Você?, teve como objetivo estimular designers, publicitários, artistas plásticos, estudantes e o público em geral a produzir cartazes sobre o tema.
 
“Depois de lembrar personalidades negras da nossa história, receber cartas sobre o racismo e o preconceito e mostrar a influência negra na vida brasileira por meio de fotos, a campanha dá um passo à frente. Convidamos os participantes a descrever, com imagens e palavras, o que falamos desde 2007”, diz o assessor para Gêneros e Etnias da Secretaria, Leandro Rosa, ao relembrar as edições anteriores da campanha.

A campanha recebeu mais de 1.500 cartazes de maio a setembro, tanto pelo correio quanto pela internet. O resultado estará exposto a partir de 27 de novembro, no foyer do Auditório Simon Bolívar, do Memorial da América Latina. As 50 imagens escolhidas pela banca de especialistas e a mais votada pelo público, por meio do site, estarão expostas no Memorial e farão parte de um catálogo, a ser publicado em janeiro.

Encontro Paulista de Hip Hop
 
Para encerrar as atividades da Campanha, a Secretaria promove no dia 27 de novembro o IV Encontro Paulista de Hip Hop, no Memorial da América Latina. Será um dia todo dedicado à Cultura Hip Hop, com oficinas, palestras, apresentações de Low Riders e atividades relacionadas ao universo da Cultura Hip Hop. O evento vai das 11h às 22h, com destaque para o show do rapper MV Bill, que também participa da discussão Do Gueto pros Mundos, no foyer do auditório Simon Bolívar, ao meio-dia.

Ao longo do dia, diversos palestrantes se revezam no Memorial, como a atriz e cantora Fabiana Cozza e o rapper Kamau. O show de encerramento, a partir das 19h30, será aberto pelo Dj Erick Jay – bicampeão do DMC Brasil -, seguido de Descontrole e fechado por MV Bill.

Show da Consciência Negra
Praça da Sé, s/nº – Centro
Dia 20 de novembro, das 12h às 22h
Grátis

III Encontro Paulista de Hip-Hop
Memorial da América Latina – Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Dia 27 de novembro, das 11h às 22h
Grátis

Mais informações à imprensa:
Approach – Secretaria de Estado da Cultura
Estela Vanella – (11) 2627-8254 – enaime@sp.gov.br
Ana Carolina Lima- (11) 2627-8254 – analima.cultura@gmail.com
Ciro Bonilha – (11) 2627-8243 – cbonilha@sp.gov.br

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*