O Carnaval é o momento em que a cultura popular do Brasil se expressa e se mostra com toda sua criatividade, ousadia e diversidade.
A cantora, compositora e agora ministra da Cultura, Margareth Menezes, receberá homenagens nos Carnavais de Recife e Salvador, e do Rio de Janeiro, no sábado (18) e domingo (19), respectivamente. Por conta da agenda ministerial, a artista não estará à frente do Bloco Os Mascarados e do Trio Afropop no Carnaval de Salvador.
“O Carnaval é o momento em que a cultura popular do Brasil se expressa e se mostra com toda sua criatividade, ousadia e diversidade. É quando vemos a máxima expressão do povo brasileiro em suas dinâmicas artísticas, em todas as regiões brasileiras. Para mim, este ano ele será um pouco diferente, é verdade, mas participo de uma forma bastante especial, em outra perspectiva, visitando algumas capitais e, com muita alegria, atendendo a solicitações de homenagens que recebi”, destaca Margareth.
Margareth é presença confirmada no desfile da Estação Primeira de Mangueira, a qual é uma das vozes do samba-enredo deste ano. Em 2023, a baiana levará para a Sapucaí o enredo “As Áfricas que a Bahia Canta”, no domingo de Carnaval (19). Como homenageada, a artista terá lugar de destaque em um dos carros alegóricos do desfile da escola, que traz no enredo de 2023 as construções das visões de África na Bahia, a partir de sua musicalidade e instituições carnavalescas negras e o destaca o protagonismo feminino preto na luta contra o racismo e pelo fortalecimento da identidade afro-brasileira.
“No ano passado, recebi o convite de Lequinho, um dos compositores desse samba-enredo magnífico, para gravar como participação especial. Na primeira vez que ouvi a canção já me emocionei. Ainda naquela ocasião, eu disse a ele que seria difícil que houvesse um samba melhor que aquele. E realmente foi. Ele concorreu com 40 outras composições e venceu”, relembra.
Sobre o desfile, comemora: “É uma grande honra e alegria ter participado da gravação desse samba-enredo tão potente e importante, e depois, receber da Mangueira o chamado para desfilar num carro em minha homenagem, algo que já estava previsto antes mesmo de eu ser ministra. O destino nos prepara surpresas inacreditáveis. Agradeço a Guanayra Firmino, presidente da Mangueira, pela homenagem e tenho certeza que teremos um grande Carnaval!”, completa.
Faça um comentário