Mangueira é campeã do carnaval do Rio

 

A Mangueira é a grande campeã do carnaval 2019 do Rio de Janeiro. A Imperatriz Leopoldinense e a Império Serrano foram rebaixadas.

Mangueira deu uma aula de história na Sapucaí. Mas foi uma história que a verdadeira história não conta, com destaque para heróis da resistência negros, índios, nomes da política nacional em vez dos personagens tradicionais das páginas de livros escolares.

O enredo “História pra ninar gente grande” foi assinado pelo carnavalesco Leandro Vieira e contado em 24 alas e cinco alegorias. Em busca do título, a Mangueira exibiu uma bandeira do Brasil com as cores da escola no final do desfile.

Com o seu 20º título, a Mangueira emocionou o Brasil inteiro  sendo que este ano, a agremiação levou para a Marquês da Sapucaí a lembrança dos heróis esquecidos pela história do país, repensando narrativas oficiais que foram ensinadas ao longo de gerações para os brasileiros. O enredo é do carnavalesco Leandro Vieira. O desfile contou com figuras como a Princesa Isabel, Dom Pedro I e Pedro Álvares Cabral.

Um dos destaques da Mangueira foi a homenagem à vereadora Marielle Franco (PSol), assassinada em março do ano passado junto com o motorista Anderson. O desfile contou com a presença da viúva de Marielle, Mônica Benício. A lembrança foi muito bem recebida pela plateia, que a ovacionou e se emocionou durante o desfile. Foram homenageados heróis como Marighela, Luiz Carlos Prestes, Herzog e Zumbi.

 

Viradouro e Vila Isabel ficaram respectivamente em segundo e terceiro lugar.

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*