Brasil selecionou 15 projetos de todas as regiões do país, nas três linhas de apoio
O Programa Ibercena (@iberescena) divulgou nesta quarta-feira, 4 de dezembro, os projetos selecionados em suas três linhas de apoio para as artes cênicas ibero-americanas. A convocatória recebeu 675 propostas de 17 países, com 111 projetos selecionados para desenvolver ações em residências artísticas, coprodução de espetáculos e festivais. Pelo Brasil, foram inscritas 91 propostas, das quais 15 foram selecionadas, de todas as regiões do país.
Acesse aqui o resultado das convocatórias
O Programa Ibercena é um Fundo de Ajudas que tem por objetivo promover o intercâmbio, a criação e a profissionalização das artes cênicas ibero-americanas, estimulando sua circulação, coprodução, investigação e difusão, reconhecendo a diversidade cultural dos países que compõem o Espaço Cultural Ibero-americano.
No Conselho Intergovernamental, o Brasil é representado pela Funarte desde 2010. Atualmente, o Conselho é formado por 18 países ibero-americanos e presidido por Javier Valenzuela, representante do Chile. Neste ano, a Funarte investiu 200 mil euros no Programa.
Projetos inscritos e selecionados no Brasil
Das 91 propostas inscritas no Brasil, foram 15 para Criação em Residência, 37 para Coprodução de Espetáculos e 39 para Programação de Espaços e Festivais. Desse universo, 35 inscreveram-se como teatro, 28 como interdisciplinar, 19 para dança e 9 para circo. Regionalmente, foram recebidas 46 propostas do Sudeste, 20 do Sul, 17 do Nordeste, 4 do Centro Oeste e 4 do Norte.
Dos 15 projetos selecionados no Brasil, de todas as regiões do país, 6 são para coprodução de espetáculos; 6 para programação de espaços e festivais; e 3 para criação em residência.
Os projetos abordam questões relevantes no campo da produção em artes cênicas, como a cultura infância; os corpos negros e a ancestralidade; a diversidade dos números circences no contexto ibero americano; o teatro de máscaras e os rituais carnavalescos; a formação; a dança contemporânea; o teatro negro; meio ambiente; a cultura LGBTQIA+; e a crise da democracia no território latino-americano.
Um dos destaques dessa convocatória foi a valorização de propostas que abarcassem a empregabilidade de mulheres, a transversalidade de gênero e o incentivo à conciliação familiar, destinado ao cuidado com as infâncias.
Os projetos contemplados devem realizar suas atividades entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2025.
Faça um comentário