Doze produtores brasileiros que tenham projetos para obras de longa-metragem serão selecionados para apresentar suas propostas a profissionais da Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela durante o I Encontro de Produtores do Mercosul, agendado para 21 e 22 de abril, em Buenos Aires, Argentina.
As inscrições para a seleção estão abertas até sexta-feira, dia 28 de março, durante o horário comercial. Os projetos deverão ser encaminhados por empresas produtoras brasileiras registradas na Agência Nacional do Cinema (Ancine) ao Programa Cinema do Brasil.
Todos os projetos brasileiros apresentados – inclusive os que não forem selecionados para participar do encontro em Buenos Aires – serão publicados no portal da Ancine (www.ancine.gov.br). Da mesma forma, os projetos apresentados por produtores dos demais países serão publicados nos portais das respectivas entidades cinematográficas.
O I Encontro de Produtores do Mercosul é uma iniciativa do argentino Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA) e da Ancine, com apoio do Cinema do Brasil. Com o objetivo de promover a produção audiovisual do Brasil no exterior, o Programa Cinema do Brasil é coordenado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP) e realizado em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) e a Agência de Promoção e Exportações Brasileiras (Apex).
Instruções para inscrição dos projetos de produtores brasileiros:
As inscrições podem ser feitas via correiro ou por meio eletrônico.
a) por correio
As propostas devem ser apresentadas em envelope lacrado, entregue por portador ou por serviço de encomenda expressa com aviso de recebimento, contendo no seu exterior os seguintes dizeres: “I Encontro de Produtores do MERCOSUL”.
O endereço para entrega é:
Programa Cinema do Brasil
Avenida Paulista 1313 – 9° andar – Conj. 901
São Paulo – SP
CEP: 01311-923
A data da postagem será considerada como a de inscrição.
O envelope deverá conter:
– Título do projeto (de obra cinematográfica de longa-metragem de ficção);
– Sinopse (máximo de 10 linhas), em português e espanhol (obrigatório);
– Resumo do argumento (máximo de 4 páginas) em português e espanhol. Não serão aceitos roteiros;
– Nome e informações relevantes sobre a empresa produtora brasileira titular do projeto;
– Nome e currículo profissional do produtor responsável pelo projeto;
– Prova documental da titularidade dos direitos da obra;
– Contatos do produtor responsável pelo projeto e da sua empresa;
– Outras informações consideradas relevantes sobre o projeto, caso disponíveis (autor do argumento, diretor, elenco etc).
b) por corrreio eletrônico
Os arquivos com as informações acima listadas poderão ser enviados para cinemadobrasil@gmail.com, sendo indicado “I Encontro de Produtores do MERCOSUL” no campo Assunto.
Resultados – Após a deliberação da comissão de seleção, o Programa Cinema do Brasil comunicará os resultados aos produtores responsáveis pelos projetos selecionados.
Programação
Os produtores dos projetos selecionados chegarão a Buenos Aires no dia 20 de abril e participarão das seguintes atividades do I Encontro de Produtores do Mercosul:
* Dia 21 de abril
– Informações sobre legislação e normas de produção e co-produção em cada país do Mercosul.
– Breve exposição de produtores de cada território sobre experiências anteriores de co-produção.
– Pitching dos projetos selecionados.
* Dia 22 de abril
– Parte da manhã: Encontros entre produtores, agendados antecipadamente, antes do evento.
– Parte da tarde: Encontros entre produtores, agendados no local do evento, no dia 21.
Hospedagem – Os custos referentes a três diárias de hotel serão arcados pelo Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA), da Argentina. As passagens aéreas das empresas associadas ao Programa Cinema do Brasil que tiverem projetos selecionados serão subsidiadas pelo Programa.