“Ceará, Terra do Humor” agora consta no Livro de Registro das Formas de Expressão, que reúne bens culturais imateriais do Estado. Assim, o humor tipicamente cearense torna-se Patrimônio Cultural do Ceará.
A sanção veio na última segunda-feira (15), feita pelo governador do Estado Camilo Santana (PT), em cerimônia no Palácio da Abolição, que contou com a presença de dezenas de humoristas.
A Lei Chico Anysio, como foi batizado o projeto de lei nº 220/15, permite a elaboração de uma política cultural “mais eficaz” por parte da Secretaria da Cultura, garante o titular da pasta, Fabiano dos Santos Piúba.
O Humor Cearense já estava no Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), que faz parte do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI). A Lei Chico Anysio, agora, fortalece dentro do Estado “nossas raízes e nossas características, divulgando e promovendo essa forma de expressão”, defendia na justificativa do projeto de lei o autor da proposta, o deputado estadual Bruno Pedrosa (PSC).
Lailton Rocha, o Lailtinho Brega, que esteve presente ao evento, qualifica a iniciativa como “sensacional”, já que “reconhece de direito o que já existia de fato”. “O humor não é feito só por humoristas, é você, sua tia, seu primo, o cara simples de uma topique, é a molecagem cearense, é o espírito de receber bem, de ser gente boa, de transformar a vida difícil em comédia”, afirma.
Lailtinho, que também é presidente da Associação Cearense de Humor, também comemora a lei por vê-la como um reconhecimento da categoria, que há bem pouco tempo era vista preconceituosamente por setores da sociedade e pelo Estado — o que resultava em dificuldades de contemplação em editais públicos, exemplifica.
Ele também destaca a importância dos humoristas para a divulgação do Estado. “Hoje, todo mundo sabe o que é Sobral City, conhece Maranguape, tudo por causa de Renato Aragão, de Chico Anysio. O Tirulipa quando está em um programa nacional ele representa todo um Estado. O maior expoente cultural do Estado hoje é o humor”, diz ele, que se apresenta há 30 anos como Lailtinho Brega.
A solenidade de segunda-feira ainda serviu para o Governo anunciar a criação do programa Humor nos Bairros, que tem como intuito “levar essa expressão cultural a todas as regiões de Fortaleza e também a outros municípios”, como afirmou Camilo Santana.
Faça um comentário