
Segundo assinala Mauro Munhoz, diretorpresidente da Associação Casa Azul, entidade responsável pela organização da Flip, “Miguel possui uma rica vivência jornalística e, ao mesmo tempo, sólida formação em Literatura. A escolha pelo seu nome é uma aposta na inovação e na criatividade, ao mesmo tempo em que preserva a identidade original da Flip”.
Para Miguel Conde, “a Flip se aproxima dos dez anos com um modelo consolidado e bem sucedido, que se tornou uma referência para outras iniciativas surgidas nos últimos anos pelo país. O planejamento dessa edição em que a festa completa uma década tem, portanto, como ponto de partida inevitável o reconhecimento do que ela tem de mais valioso: a combinação entre celebração e pensamento crítico, num espaço em que escritores, leitores e intelectuais se reúnem em torno de um interesse comum pela literatura e pela reflexão. É uma alegria fazer parte desse projeto”.
Flávio Moura, responsável pela programação entre 2008 e 2010, vem coordenando desde o ano passado os projetos especiais em comemoração ao dez anos de Flip, como publicação de livro comemorativo, criação de prêmio e edição de DVDs. Em 2012, atuará como co-curador, ao lado de Miguel Conde, das atividades relacionadas ao homenageado, Carlos Drummond de Andrade, o que inclui a conferência de abertura, mesas literárias, exposição e eventos na Casa da Cultura que terão como tema central a vida e a obra do poeta. “A homenagem a Drummond também faz parte dos festejos desta primeira década de Flip e, por isso, serão organizados dentro do contexto dessa programação especial”, esclarece Mauro Munhoz.
O novo curador passará a ocupar formalmente o cargo a partir do dia 1º de outubro de 2011.
Faça um comentário