O Centro Cultural São Paulo (CCSP) e a Casa do Povo exibirão entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro, a Mostra Jorge Sanjinés: Um Cinema Junto ao Povo, que apresentará nove filmes do cineasta boliviano
A mostra tem o objetivo de difundir o trabalho cinematográfico comunitário e indígena boliviano. Nascido na capital La Paz, em 1936, o diretor Jorge Sanjinés, ao longo de seus mais de 50 anos de carreira, tem sido o primeiro cineasta do país a incorporar as línguas Quéchua e Aymara nos filmes bolivianos. Também professor e escritor, Sanjinés é autor do livro Teoria e Prática de um Cinema Junto ao Povo, tendo desenvolvido uma estética cinematográfica voltada para um imaginário contra-hegemônico, junto às comunidades indígenas.
Sanjinés também foi diretor do Instituto de Cinematografia Boliviana, e um dos fundadores do movimento Nuevo Cine Latinoamericano.
O diretor já foi premiado nos Festivais de Berlim, Veneza e Locarno, tendo dirigido mais de uma dezena de longas-metragens.
Entre os filmes exibidos, estará seu longa mais recente, Juana Azurduy, guerrilheira da pátria, que estreou no Festival de Berlim em 2016 e foi premiado como melhor filme no 2º Festival Internacional de Cinema de Guayaquil, no Equador. Também comporão a mostra os filmes Ukamau, primeiro longa-metragem do diretor; A Coragem do Povo; e O Inimigo Principal, que será exibido em película 35mm.
O evento também contará com uma conferência para debater a produção cinematográfica latino-americana, que terá a presença da professora da Universidade de Buenos Aires (UBA) María Aimaretti, e da professora de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Yanet Aguilera. A atividade acontecerá no dia 2 de dezembro.
A Mostra Jorge Sanjinés tem o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, da Prefeitura Municipal de São Paulo, do CCSP e do Circuito SPCine, e é produzida pela Associação Cultural Fábrica de Cinema em parceria com a Buena Onda Produções. O evento tem entrada gratuita e a bilheteria será aberta às 14h para retirada de ingressos das sessões do dia.
Fonte: Brasil de Fato
Faça um comentário