O Palácio do Planalto abrigará, no período de 12 a 29 de abril, a Exposição de Painéis do Programa Monumenta. A mostra itinerante destaca, em seus 48 painéis, a lista de prioridades de intervenção para a conservação de sítios e conjuntos históricos urbanos no país.
A solenidade de abertura será realizada na próxima quarta-feira (dia 11), às 18h30, com a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil, e do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e coordenador nacional do Programa Monumenta, Luiz Fernando de Almeida.
Painéis
A ExpoMonumenta foi inaugurada durante o Encontro Mundial de Gerentes do BID, realizado em maio do ano passado, em Belo Horizonte.
Depois, em novembro, participou da 5ª Bienal de Arquitetura de Brasília. Também já esteve no Rio Grande do Sul (Pelotas e Porto Alegre) e em Santa Catarina (São Francisco do Sul).
Leia, também, matéria divulgada no site do Iphan: Palácio do Planalto recebe exposição do Programa Monumenta.
Programa Monumenta
Programa estratégico do Iphan, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, o Monumenta visa promover obras de restauração e recuperação dos bens tombados e edificações, além de atividades de capacitação de mão-de-obra especializada em restauro, formação de agentes locais de cultura e turismo, promoção de atividades econômicas e programas educativos.
O Monumenta é implementado nas cidades a partir da assinatura de convênios firmados entre o Ministério da Cultura, prefeituras e/ou estados, a partir do estabelecimento das atribuições de cada uma das partes, os valores a serem repassados e os prazos de execução das obras. A iniciativa conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Atualmente, 26 cidades participam do Programa: Alcântara (MA), Belém (PA), Cachoeira (BA), Congonhas (MG), Corumbá (MS), Diamantina (MG), Goiás (GO), Icó (CE), Laranjeiras (SE), Lençóis (BA), Manaus (AM), Mariana (MG), Natividade (TO), Oeiras (PI), Olinda (PE), Ouro Preto (MG), Pelotas (RS), Penedo (AL), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Cristóvão (SE), São Francisco do Sul (SC), São Paulo (SP) e Serro (MG).
Informações: (61) 3326-3911/6864/8014/8907.