A exposição Brasil 20 Copas, em cartaz no Museu do Futebol, na capital paulista, reconta a história de todos os mundiais, mas da forma como a maioria dos brasileiros gostaria que elas tivessem terminado: com o Brasil campeão de todas.
“A exposição pretende homenagear a participação brasileira em copas do mundo. O Brasil é a única seleção que participou de todas as edições do Mundial. Para isso, contamos a história, não exatamente como aconteceu, mas aquela história que gostaríamos de contar para todo mundo: o Brasil campeão de todas as copas”, explicou a diretora de conteúdo do Museu do Futebol, Daniela Alfonsi.
Consta do evento a exibição de um filme de 12 minutos, Brasil, Eternamente Campeão, dirigido pelo cineasta Henrique Goldman e com roteiro do escritor José Roberto Torero, que conta, brincando com o imaginário do brasileiro, como a seleção nacional se tornou a melhor das copas do mundo. Foram entrevistados jornalistas, escritores e jogadores, como Gérson (presente nos mundiais de 1966 e 1970), Edu (1970), Alemão (1986 e 1990) e Pepe (1958).
Os visitantes poderão deixar um depoimento gravado em vídeo com comentários sobre o desempenho da seleção nas copas. A gravação é colocada no canal do Youtube de exposição Brasil 20 Copas.
“Quem vem também conhece a história de fato. Tentamos trazer para o museu esse clima de questionamento da Copa visto nas ruas.” É uma forma de trazer o momento presente para o museu, mas de uma forma bem-humorada, leve e divertida, disse Daniela.
Objetos históricos das copas também podem ser vistos na exposição, como a camisa azul de 1958 que pertenceu a Didi, a réplica da Taça Jules Rimet – a única que foi feita diretamente da original, roubada no Brasil e supostamente derretida em 1983 – e as bolas usadas nas finais de 1958 e 1962.
A exposição fica em cartaz até 7 de setembro, no Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu.
Faça um comentário