Edital financiará 10 filmes de ficção de baixo orçamento

cinecine600

O Edital Longa BO Ficção selecionou dez projetos para a realização de filmes de baixo orçamento, inéditos e de ficção, que vão receber até R$ 1,25 milhão. O orçamento total de cada um não pode ultrapassar R$ 1,8 milhão.

Aqueles que não foram selecionados têm quatro dias úteis, a partir desta segunda-feira (19), para encaminhar recurso à Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura. Não serão aceitas documentação complementar, nem retificação da documentação apresentada na inscrição.

Serão considerados, na etapa de seleção, somente documentos anexados no sistema Salicweb no ato da inscrição. Os pedidos de reconsideração não admitem saneamento de pendências e/ou inclusão de novos documentos.

Filmes de baixo orçamento

O estímulo a produções de longa-metragem de baixo orçamento, conhecidos como Longa BO, é uma ação estratégica e fundamental para a formação de novos cineastas. Essas políticas, por não se adaptarem à lógica mercadológica, estimulam a inovação da linguagem e da estética audiovisual. O incentivo à experimentação é, ainda, uma competência histórica da Secretaria de Audiovisual.

Filmes de baixo orçamento muitas vezes conseguem alcançar uma boa repercussão nacional e ser aclamados por público e crítica. Nos últimos 10 anos, a Secretaria do Audiovisual finalizou seis editais para filmes de baixo orçamento e teve 38 filmes contemplados.

Essas produções participaram de diversos festivais ao redor do mundo, competindo, ganhando prêmios, visibilidade e reconhecimento da crítica especializada.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*