Diversidade cultural atrai turistas para as cinco regiões brasileiras

Música, dança, festas populares, culinária e artesanato. Diversas manifestações artísticas fazem do Brasil um dos destinos mais procurados por quem quer conhecer de perto a vasta diversidade cultural.

Tradições e costumes circulam pelos quatro cantos do País, ultrapassam as fronteiras regionais e ganham adeptos. São ricas expressões que convidam visitantes a conhecer a potencialidade da cultura brasileira.

Conheça um pouco mais as principais manifestações artísticas e culturais presentes nas cinco regiões do País:

Nordeste

Mais conhecido por sua natureza exuberante, o Nordeste também é dono de uma cultura expressiva. Todos os anos, em fevereiro, a região atrai carnavalescos de todo o País.

Salvador, a capital baiana, se destaca pelo ritmo do axé, enquanto a capital de Pernambuco, Recife, atrai diversos foliões com os tradicionais blocos de rua ao som do frevo.

Em junho, outra grande festividade toma conta da região: o São João. A tradicional festa junina é regada a muito Forró, ritmo tipicamente nordestino, e divide turistas em dois grandes palcos.

Um no município de Caruaru, em Pernambuco, e outro em Campina Grande, na Paraíba. Em ambos os destinos, São João é comemorado com dança, quadrilhas, gastronomia regional e artesanato.

É no Nordeste onde também se destaca a influência da cultura de origem africana na música (Maracatu, Congada, Cavalhada, Moçambique), religião (Canbomblé) e gastronomia (vatapá, caruru, acarajé, canjica, mungunzá, quindim e pamonha) brasileiras.

Centro-Oeste

No Distrito Federal, a principal atração turística é Brasília, a cidade considerada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Centro das decisões políticas do País, a cidade planejada conta com obras de destaque internacional, como o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional, a Catedral de Brasília, a Esplanada dos Ministérios e o Palácio do Planalto, além de prédios residenciais e comerciais.

Mas, se a ideia é festa, o destino deve ser Goiás. Na cidade de Pirenópolis, o visitante pode conferir uma das mais significativas expressões culturais da região: a Festa do Divino.

“Piri”, como é apelidada por quem a visita, está localizada a 120 quilômetros de Goiânia e a 140 quilômetros de Brasília. A cidade é histórica e atrai um fluxo intenso de visitantes: cerca de 20 mil por mês, segundo a secretaria de turismo local.

Sudeste

Todos os anos, no durante o Carnaval, moradores e turistas também se aglomeram para acompanhar os belos desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Rio de Janeiro, na famosa Marquês de Sapucaí.

Ainda no estado do Rio, outra expressão cultural marcante é a Feira Literária Internacional de Paraty, criada em 2003 e hoje participante do circuito dos festivais internacionais de literatura. A cidade histórica, a pouco mais de 200 quilômetros da capital, pode ser visitada num passeio a pé – já que a entrada de veículos é proibida.

Outra festividade que move milhares de brasileiros para a região Sudeste do País é a Festa do Peão de Barretos, no interior de São Paulo. Acontece sempre em agosto e dura cerca de dez dias. A festa gira em torno de rodeios e conta com shows de músicos sertanejos. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a arena de rodeio tem capacidade para mais de 30 mil pessoas.

Se o objetivo é conhecer um pouco mais da arquitetura e da história do Brasil, vale passar pela região central de Minas Gerais, que guarda algumas das igrejas mais bonitas do País construídas no período colonial, como a Igreja de Francisco de Assis, em Ouro Preto.

As cidades se constituem em um museu a céu aberto. Ainda em Ouro Preto, o turista pode fazer um passeio agradável pelas ruas de pedra sabão e também conferir a feira artesanal ao lado da antiga casa de Tomás Antônio Gonzaga, que hoje abriga a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

No circuito histórico, Mariana, Congonhas, Tiradentes, São João del-Rei e Sabará são cidades que fazem parte do caminho conhecido como ‘Estrada Real’. Cada uma delas conta o legado da arte barroca. É possível reviver, a partir de museus e igrejas, os mistérios incorporados pelo clima bucólico e colonial.

Norte

Na região Norte, a cultura é representada por meio das festas populares. Todos os anos, em meados de junho, turistas de todas as partes do Brasil embarcam para o Amazonas para participar de uma das principais representações do folclore brasileiro: o Festival Folclórico de Parintins, também conhecido como Festa do Boi Bumbá.

Com três dias de duração, o evento retrata a lenda sobre a morte e a ressurreição de um boi e o cotidiano dos habitantes da região por meio de toadas e danças de influência indígena.

Para os interessados em turismo religioso, a procissão católica do Círio de Nazaré, em Belém (PA), é imperdível. Realizado todos os anos em outubro, o evento atrai milhares de fiéis para uma caminhada de fé pelas ruas em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.

A culinária do Norte também chama a atenção. De herança indígena, a gastronomia típica é baseada na mandioca e nos peixes de água doce e salgada. As frutas exóticas também são um dos destaques da região.

Sul

Com traços marcantes da cultura europeia, o Sul do País celebra as tradições dos imigrantes portugueses, alemães, italianos e espanhóis. São bem conhecidas a Festa da Uva, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e a Oktoberfest, em Blumenau, Santa Catarina. Tudo muito regado a cerveja, vinho e chimarrão, é claro.

Considerada a maior festa alemã do Brasil, a Oktoberfest já é realizada há 20 anos, sempre no mês de outubro. O evento reúne, em média, entre 400 e 500 mil visitantes, além de movimentar hotéis, bares, restaurantes e toda a economia da região de Blumenau.

A tradicional Festa da Uva, que começou em 1931 com um pequeno espaço de exposição de uvas e produtos coloniais em Caxias do Sul, hoje reúne milhares de pessoas entre os meses de fevereiro e março.

Fontes:
Portal Brasil com informações do Ministério do TurismoSecretaria de Turismo da BahiaSecretaria da Cultura de PernambucoAgência Estadual de Turismo de GoiásSecretaria de Cultura do Rio de JaneiroSecretaria de Turismo de Santa CatarinaMinistério do Desenvolvimento Agrário



 

Foto: Camila Barros/Portal Brasil

 

 

 

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*