1
Diplomacia * Antônio Claret de Rezende
& Turismo claretrezende@gmail.com
Ano II – Nº 075 Fone (41) 9129-3272
Curitiba (PR), 20 de março de 2009
Paraná e Província de Salta
acertam ampliar relações
A Província de Salta, no Noroeste da Argentina, quer incrementar as
relações com o Paraná, seja no
campo econômica, seja na área
turística. Esse foi o objetiva de
visita que fez a Curitiba na última
quarta-feira, 18, o Governador da
Província, Juan Manuel Urtubey
(foto), que se fazia acompanhar de
uma comitiva de auxiliares. Dentre
eles, o ministro de Turismo e
Cultura, Federico Posadas, e o
presidente do ProSalta, Dante
Apaza.
Um dos resultados da visita
foi o anúncio, feito pelo ministro
(equivalente a Secretário, aqui) Posadas e referendado pelo governador
Diplomáticas
Governador Juan Manuel Urtubey, em foto de Jorge
Covelo/SECS
2
Urtubey, de que Salta realizará em
Curitiba, no mês de maio um salão
(exposição) de vinhos de altura,
produzidos na região da pré-cordilheira,
conforme explicou o Ministro do
Turismo. Ele acrescentou que a
Província possui 23 vinícolas de
pequeno porte e com produção
semiartesanal. “Além da altura, do
clima, da pureza ambiental e da
qualidade do solo, a produção limitada
contribui para que se tenha um
produto de grande qualidade”.
Durante sua estada em Curitiba, o
Governador de Salta assinou com
seu colega Roberto Requião, no
Palácio das Araucárias, um
protocolo de intenções de promoção
do comércio, turismo e conservação
do meio ambiente entre as duas
regiões. Depois, na sede regional do
BRDE, outro documento foi
assinado, visando também ampliar o
intercâmbio entre nosso Estado e a Província argentina. Esse, pelo
presidente do ProSalta, Dante Apaza, e pelo secretário do CODESULConselho
de Desenvolvimento do Extremo Sul, Santiago Gallo. Na ocasião,
após o Governador Juan Manuel Urtubey ressaltar, mais uma vez, a
importância da cooperação e da soma de esforços, Santiago Galo também
manifestou satisfação com a parceria, tanto na área técnica e econômica,
como para o turismo. Lembrou que Paraná e Salta têm muito a mostrar e,
por isso, o intercâmbio turístico poderá ser bastante incrementado. Frisou
termos o Litoral e muitas outras atrações, ao passo que Salta tem os
monumentos históricos bem preservados da colonização Inca, além de outras
inúmeras atrações. Por sua vez, o ministro de Turismo e Cultura, Federico
Posadas, citou a inauguração recente da linha aérea ligando Salta a Puerto
Iguazu, junto a Foz do Iguaçu, no Brasil, o que irá facilitar bastante o
intercâmbio comercial e turístico. Com essa ligação, pode-se ir de Curitiba a
Salta em pouco mais de duas horas.
Ao lado de Santiago Gallo (d), Dante Apaza fala
do protocolo assinado no CODESUL (Foto ACR)
A reunião na sede do BRDE (Foto Jorge Covelo)
3
Prefeito fala de
Curitiba na Amcham
Em reunião realizada terça-feira, 17, na sede da Amcham-Câmara
Americana de Comércio, o prefeito de
Curitiba, Beto Richa, falou a associados e
conselheiros da entidade sobre os avanços
e conquistas da Capital paranaense,
respondendo também a algumas questões.
Falou da posição privilegiada de Curitiba,
frisando que a cidade é considerada
modelo, dentro e fora do País, e por isso
mesmo procurada por administradores públicos dos mais diversos pontos.
Ressaltou ainda a oportunidade que tem tido de falar da Capital e das
oportunidades que a cidade oferece para investimentos, lembrando que ainda
agora vai aos Estados Unidos, para
contactos com empresários e
governantes de Jacksonville. O
encontro foi presidido pelo
empresário (e cônsul honorário da
Dinamarca e da Noruega) Victor
Barbosa, que, antes, falou da
importância do projeto B2G –
Business To Government – em
desenvolvimento pela Amcham e
que propõe o debate entre
executivos de empresas privadas e gestores públicos, em busca de soluções
para a economia e o desenvolvimento da cidade.
Victor Barbosa, no dia 18, viajou a Manaus para participar de
reunião de todos os Cônsules da Dinamarca na América Latina com o
Embaixador desse País no Brasil, Christian Konigsfeldt. Na Capital
amazonense também foi agraciado com nova comenda do Governo
dinamarquês, por serviços prestados.
Aspecto da reunião, com Victor Barbosa falando
4
Prêmio Mulher Destaque
Entregue, dia 17, no Teatro Fernanda Montenegro, em Curitiba, o
Prêmio Mulher Destaque. Promoção do Shopping Novo Batel, em 6a
edição, teve a parceria do Conselho da Mulher Executiva da Associação
Comercial do Paraná e da Associação de Mulheres de Negócios e
Profissionais-BPW. Os diretores do Shopping, Luiz Celso Branco e Maria
Suzana Branco, receberam as homenageadas e convidados. A festa, que
homenageou as “mulheres destaques de 2008”, terminou com a apresentação
da aplaudida comédia musical “Rádio Esmeralda AM” e com animado
coquetel. Regina Casillo, Ana Zulmira Canet Krause, Rosale Michaeli
Bacila, Regina Vogue, Sueli Gulin Calabrese, Verinha Walflor, Leila
Pugnaloni, Eviete Dalcol, Silvia Döring, Luiza Helena Borges e Tereza
Hatue de Rezende foram as mulheres homenageadas pelo Novo Batel. Nas
fotos de Bebel Ritzmann e do colunista, alguns lances da festa:
Suzy e Luiz Celso Branco, os anfitriões da noite
Regina Casillo (consulesa da Bélgica) recebeu o
Prêmio das mãos da consulesa Verônica
Vivacqua (Argentina)
Suely Gulin Calabrese (presidente do CCVB)
com Eda Melo e Silva (coordenadora do
Conselho da Mulher Executiva) Tereza Hatue de Rezende e Maria Inês Borges
da Silveira (presidente da BPW)
5
Artista italiano abre
exposição no Solar
O Solar do Rosário juntamente com o Consulado Geral da Itália em
Curitiba convidam para a exposição “6 Esboços +
2 Quadros + Música”, do artista italiano Paolo
Pisano, que acontecerá de 22 de março a 5 de
abril. A abertura da mostra, no Solar, será neste
domingo, 22, às 10h30, com a presença de
membros do Consulado da Itália e com
intervenção musical de Vincenzo Cortese e
Rosário Grenci. O evento tem apoio, ainda, do
Instituto Fondazione Itália e de Casillo
Advogados.
Conhecido artista plástico interdisciplinar,
Paolo Pisano utiliza várias técnicas numa base de
gravura e intervenções com acrílico. As gravuras
sobre papel Kraft conferem atualidade ao trabalho
desse italiano radicado em Curitiba, que traz novos
resultados às técnicas tradicionais de gravuras e suportes especiais às suas
obras. Para maiores informações ou marcar entrevista, contatar a Galeria
Solar do Rosário – (41) 3225-6232.
Dia da Francofonia
lembrado no Paraná
Vários eventos marcaram o Dia Internacional da Francofonia – 20 de
março –, precedendo as comemorações do Ano da França no Brasil.
Embora a celebração ainda não tenha começado oficialmente, dois eventos
ligados ao Dia da Francofonia deram aos curitibanos uma prévia das
comemorações oficiais deste ano especial. O primeiro deles foi a Semana da
Francofonia, organizada pela Aliança Francesa de Curitiba e que ocorre de
17 a 24 deste mês, no Café Babette. O segundo é o evento acadêmico
“Quando a Francofonia descobre Clarice Lispector”, organizado pela
Universidade Federal do Paraná. Com o Dia Internacional da Francofonia se
6
celebra a língua francesa, que une 170 milhões de cidadãos em todo o
mundo. O idioma é falado em 50 países, atualmente.
Dia 24 próximo, às 19 horas será realizado o Café Littéraire, com
Claire Varin, escritora quebequense que irá fazer o
lançamento do livro “La Mort de Peter Pan”. Claire
(foto) é ensaísta e romancista e escreveu duas obras
sobre Clarice Lispector, uma delas traduzidas para o
português com o título “Língua de Fogo – ensaio
sobre Clarice Lispector”. Fez também sua tese sobre
a escritora brasileira, tendo vivido um ano e meio
em nosso País.
Outro destaque da comemoração da
francofonia é a inauguração do acervo “Spécial
Québec” na midiateca da Aliança. Livros, filmes e
revistas estão à disposição do público, especialmente
daqueles que querem emigrar para o Québec e
buscam mais notícias sobre a região. Informações de toda a Semana com
Denise Ângelo, através do telefone (41) 9186-6868. Panquecas de Québec
com Maple Syrup completam o cenário francófono na Aliança.
Síntese
> Aberta dia 18, 4a feira, no Instituto Goethe de Curitiba (Rua Reinaldino S.
de Quadros, 33), a exposição
BERNHARD WICKI – FOTOGRAFIAS.
Paralelamente à mostra, que pode ser
visitada diariamente, das 9 às 12h30 e das
13 às 22 horas (sábado, das 8 às 12 horas e
das 13 às 17 horas), haverá exibição do
filme “Bernhard Wicki”, dias 3, 4 e 5 de
abril, às 16 e às 20 horas, na Cinemateca
de Curitiba (Rua Presidente Carlos
Cavalcanti, 1174). Em 1952, o ator já
consagrado Bernhard Wicki visita a
Exposição Mundial de Fotografia, em
Lucerna (Suíça). Ali, vê trabalhos dos
melhores fotógrafos de seu tempo e fica fascinado pela fotografia famosa de
Claudia Roemmelt (diretora do Goethe),
Ragnhild Borgomanero e Renate Frank na
abertura da exposiçãode Bernhard Vucki
7
Robert Capa, de um soldado moribundo, feita em 1936, quando da guerra
civil espanhola e considerada um ícone da fotografia do século XX. “Foi –
lembra-se Wicki olhando para o passado – o olhar espontâneo e imparcial
sobre a vida pura e simplesmente“, que tanto o fascinou nesta foto.
Informações detalhadas sobre a exposição e a sessão de filmes encontram-se
no site do Goethe – www.goethe.de/curitiba .ou pelo telefone (41) 3262-
8244.
> Realizou-se dias 13 e 14, em Brasília, o III Encontro Nacional da
Associação dos Ex-Bolsistas do Governo do Japão. A APAEX-Associação
Paranaense de Ex-Bolsistas esteve representada por seu vice-presidente José
Junji Ota. O encontro foi aberto com um jantar oferecido pela JICA-Japan
International Cooperation Agency, presente o chefe do Escritório, Katsuhiko
Haga, e as reuniões aconteceram em dependência da Embaixada do Japão.
O próprio Embaixador Ken Shimanouchi (foto) ofereceu aos
participantes um almoço em sua residência, ocasião em que
saudou e conversou com muitos dos presentes. Além da APAEX,
participaram do encontro outras nove Associações de ex-bolsistas
da JICA, do Mombusho (Governo do Japão) e mistas, como é o
caso da Associação Paranaense, a saber: São Paulo (Jica e
Mombusho), Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre (JICA e
mista), Amazônia Ocidental, Belém (Pará) e Nordeste (Recife). Durante a
reunião foram discutidos vários temas de interesse das associações de exbolsistas.
> Segundo o boletim Portugal Digital, no acumulado do bimestre janeirofevereiro,
o Brasil tem uma quebra de 62% em suas exportações para
Portugal, enquanto no sentido inverso há uma diminuição de 40%. De
acordo com a informação, os números de janeiro já tinham trazido sinais de
redução das trocas comerciais entre Portugal e Brasil. Os de fevereiro
confirmaram essa tendência. Nesse mês, a corrente de comércio entre os dois
países somou US$ 67,4 milhões, menos 54,5% do que os US$ 148,1 milhões
registrados no segundo mês do ano passado.
> Visita o Brasil, em caráter oficial, dia 26, quinta-feira, o Primeiro-
Ministro do Reino Unido, Gordon Brown.
>Através de seu Setor Cultural, o Consulado Geral do Japão em Curitiba
está divulgando oportunidades de participação em seminários e cursos de
pequena duração, oferecidos pela JICA-Japan International Cooperation
8
Agency. Algumas só no Japão, outras incluindo estudos também no Brasil.
Os treinamentos abrangem diferentes campos, como
liderança, direito de propriedade intelectual, administração de recursos
humanos, controle de tráfego aéreo, desenvolvimento urbano, proteção
contra radiações radiativas, sustentabilidade etc.. Maiores informações na
Embaixada do Japão (61 –3442-4200) ou no Escritório da JICA (61 3321-
6465), ambos em Brasília.
> O último dia 17, terça-feira, foi de muita comemoração e
festa no Consulado do Senegal. E por duplo motivo.
Coincidentemente, nesse dia, em que se comemorava a data
natalícia do vice-cônsul Jucimar Moura dos Santos (foto),
nasceu também o primeiro filho dele e da vice-consulesa
Eutimira. Saudável e pesando 3,3 kg, João Pedro Fritzke
Moura dos Santos veio ao mundo na Maternidade Santa
Brígida. A chegada do primeiro neto deixou eufóricos os
avós paternos, Ozeil e Eloína Moura dos Santos, ele cônsul
honorário do Senegal em Curitiba.
> Luis de Almeida Pinheiro, vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil
Portugal Paraná, proferiu palestra, dia 18, falando a associados e
interessados na área de negociações em mercados futuros. O objetivo foi o
de dotar os empresários de instrumentos que os capacitem a administrar
riscos nesses mercados.
> Cinco mil cópias do filme “O Preço da Paz” serão distribuídas em escolas
e bibliotecas do Paraná. A iniciativa
capitaneada pela Associação
Comercial do Paraná, Junta Comercial
e Federação do Comércio, teve o
apoio do vice-governador Orlando
Pessuti (foto), que compareceu dia 18
a evento no Palacete dos Leões,
quando da entrega das cópias. O longa
metragem conta a história de
Ildefonso Pereira Correia, o Barão do
Cerro Azul, personagem de destaque da história paranaense, embora pouco
conhecido das novas gerações. Os produtores da obra confeccionaram, com
apoio do Governo Estadual, Associação Comercial do Paraná, Junta
Comercial do Paraná e Sistema Fecomércio, 5 mil cópias do filme, em DVD,
9
para distribuir na rede escolar, bibliotecas e organizações culturais. Pessuti
destacou que o Barão do Serro Azul, nascido em Paranaguá, foi
recentemente reconhecido pelo Congresso Nacional, através de lei já
sancionada, como um dos Heróis da Pátria. “Temos apenas 11 Heróis da
Pátria, e agora um deles é do nosso Estado. Essas cópias vão ajudar a nós,
paranaenses, a conhecer um pouco mais da nossa história através dos feitos
do Barão do Serro Azul”, afirmou.
O filme, que conta a história do empresário Ildefonso Pereira Correia, o
Barão do Serro Azul, criador da Associação Comercial do Paraná, foi
produzido pelo paranaense Maurício Appel e entrou em circuito comercial
há seis anos.
> Em visita a São Paulo, dia 20, a Presidente Cristina Fernández de
Kirchner participou do encerramento da Semana da Argentina, organizada
pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e pelo
Ministério das Relações Exteriores e Culto do vizinho País. Ela reuniu-se
com o Presidente Lula da Silva, na sede da FIESP, discutindo temas de
interesse comum, com vistas à preservação e ampliação do comércio
bilateral e dos investimentos. Os Presidentes também encerraram o
seminário empresarial “Oportunidades de Comércio, Negócios e
Investimentos entre a Argentina e o Brasil” e almoçaram com empresários e
Governadores de Províncias argentinas. A Semana envolveu a realização de
rodadas de negócios, seminários e mesas redondas, com o objetivo de
intensificar as relações empresariais por meio da identificação de
oportunidades de negócios e da formação de parcerias, inclusive para
atuação em terceiros mercados. Ainda durante sua estada em São Paulo, a
Presidente Cristina Kirchner manteve reuniões de meia hora com os
Governadores Roberto Requião, do Paraná, e Blairo Maggi, de Mato Grosso,
e de uma hora com o governador José Serra, de São Paulo.
> Com atuação em diversos pontos do Brasil, a incorporadora portuguesa
Bascol prevê neste primeiro semestre abrir plantões de vendas de mais três
edifícios residenciais no Paraná, sendo dois deles em Londrina e o terceiro
em Curitiba. Os três lançamentos seguem a linha Flexcity, um conceito
especialmente desenvolvido pelo grupo luso para o público brasileiro, que
tem como base a flexibilidade das plantas e a localização próxima aos
centros urbanos. Com sede em Portugal, a Bascol originária da região de
Coimbra, tem atuação nas áreas de construção civil, restauração e
investimentos. Além de Curitiba, a empresa possui uma filial na cidade de
Luanda, em Angola.
10
> Transferido do ultimo dia 18, será realizada dia 26, quinta-feira, às 18
horas, a reunião da Comissão responsável pelas comemorações dos 180 anos
da presença dos imigrantes alemães no Paraná. A reunião será no Auditório
do Instituto Goethe, à Rua Reinaldino S. de Quadros, 33, Alto da XV, em
Curitiba.
> A Associação Helênica do Paraná comemora com jantar a Independência
da Grécia, no próximo dia 28. Será em sua sede, às 20 horas, à Rua João de
Oliveira Passos, 20, no Bairro Bom Retiro. Além de muita comida e danças
típicas, haverá datashow e quebra de pratos, conforme é tradição. O jantar
será por adesão, a R$ 35,00 por pessoa. A mesa com seis lugares custa R$
200,00. Os convites podem ser adquiridos com Maria Alice (9626-3227) ou
com Antônio (9972-9392)
Paulo Machado (Portugal) preside
Comissão Européia de Turismo
Paulo Machado (foto), que desde 1986
promove a oferta turística de Portugal no Brasil,
foi eleito quinta-feira, 20, presidente da
Comissão Européia de Turismo na América
Latina. Economista pós-graduado em marketing
e atualmente coordenador de turismo da AICEPPortugal
Global no Brasil, Paulo Machado já
havia ocupado os cargos de vice-presidente
(1988-1990) e de secretário-geral (2004-2006) da
Comissão Européia de Turismo. A eleição
realizada em São Paulo, durante assembléia-geral
da CET, contou com a presença de representantes
dos 11 países com escritórios de Turismo na América Latina (Alemanha,
Turísticas
11
Áustria, Espanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Irlanda, Polônia, Portugal,
República Checa e Suíça).
A nova diretoria da Comissão Européia de Turismo da América
Latina, que toma posse formalmente no próximo dia 1º de abril, é composta
por Paulo Machado, de Portugal, como presidente; Gisele Sarbach, da Suíça,
como vice-presidente; Luiza Borges, da Áustria, como secretária-geral, e
Piotr Maj, da Polônia, como diretor administrativo e financeiro.
Estratégia promocional – De acordo com Paulo Machado, a
estratégia promocional da Comissão Européia de Turismo na América
Latina passa por uma série de ações
promocionais que visam a divulgação
conjunta da oferta turística global da
Europa. Estão previstas a dinamização
da divulgação do site
www.visiteurope.com, agora também
na versão em português, roadshows
para profissionais do trade de turismo
nas principais cidades emissoras de
turistas internacionais, participação
conjunta na ABAV 2009 e a
organização em São Paulo do
workshop “Descubra a Europa”, com a presença de mais de 50 expositores
dos diversos países membros. O rejuvenescimento dos fluxos turísticos do
Brasil para a Europa também será alvo da estratégia promocional da CET.
Mercado prioritário – Ainda segundo o presidente eleito, o mercado
brasileiro deve continuar sendo prioritário para a promoção do destino
europeu já que, segundo estatísticas recentes, continua a ser um mercado
ascendente na emissão de turistas para a Europa, principalmente no
segmento de melhor qualificação sócio-econômica. Uma das prioridades da
nova direção da Comissão Européia de Turismo na América Latina é
retomar e dinamizar o Conselho Brasil-Europa de Turismo como um fórum
de debates que possibilite a definição ou correção da estratégia promocional
da Europa.
Fundada em 1948 e com sede em Bruxelas, a CET é formada por 39
países e está representada na América Latina desde abril de 1983. Para mais
informações sobre a Comissão Européia de Turismo acesse www.etccorporate.
org ou www.visiteurope.com .
Aqueduto romano de Segóvia (Foto Turespaña)
12
Cuiabá define programação para
congresso nacional da ABRAJET
A ABRAJET-Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo já
definiu a programação a ser cumprida pelos profissionais especializados de
todo o País, por ocasião de seu
próximo congresso nacional, que
acontecerá de 6 a 10 de maio, em
Cuiabá, Capital de Mato Grosso. De
acordo com o presidente regional da
entidade, jornalista José Humberto
Falcão, está confirmada a presença
do presidente da Associação
Européia de Jornalistas de Turismo,
Salvador Dias, e de mais 10
presidentes de entidades ligadas ao
turismo da América Latina. “Isso
mostra a força e o prestigio que a Abrajet tem junto aos segmento
especializado do turismo. A Abrajet-MT conta com importantes parceiros na
realização do congresso, da iniciativa privada, do trade turístico, dos
governos municipal, estadual e federal e da própria mídia”, frisa Falcão.
A sessão de trabalho será realizada em três fases. A primeira, já no dia
7, no SESC Pantanal, com as palestras do Ministro do Turismo, Luiz
Barreto, e da Presidente da EMBRATUR, Janine Pires. Por último, falará o
governador do Estado, Blairo Maggi. A segunda fase será composta da
reunião da Executiva Nacional. Logo depois, o prefeito de Cuiabá, Wilson
Santos, falará sobre as políticas públicas do turismo na Capital. Em seguida
acontecerá a assembleia geral da Abrajet.
A terceira e ultima fase será na
comunidade pesqueira de São Gonçalo
Beira Rio, onde os secretários municipais
de Comunicação Social, Turismo e
Cultura falarão sobre as atuações de suas
respectivas pastas.
A programação – De acordo com
o programa estabelecido, os jornalistas
vão se hospedar no Hotel Ritz Pantanal, em Cuiabá. Da Capital, seguirão
para Poconé, onde haverá apresentação das Cavalhadas e dos Mascarados e
Cuiabá vai receber jornalistas de turismo de
todo o Brasil
13
passeio no SESC Pantanal . Aí acontecerão as palestras do ministro Luiz
Barreto, de Janine Pires e do governador Blaior Maggi. O pernoite será na
Pousada da Transpantaneira (foto). No retorno a Cuiabá, a hospedagem será
no hotel Deville, com jantar no Café Cancum & Balada. A reunião da
Executiva Nacional será no Hotel Ritz e o almoço na comunidade de São
Gonçalo Beira Rio. Haverá ainda city tour e jantar na churrascaria Boi Gril.
No domingo, os jornalistas especializados irão conhecer a Chapada dos
Guimarães, (visitas à Salgadeira, Portão do Inferno, Sindacta, Parque
Nacional de Chapada dos Guimarães) e almoço no restaurante Morro dos
Ventos.
Josep Chias fará plano de
marketing para santa Catarina
O Governo do Estado de Santa Catarina, a Secretaria de Estado de Turismo,
Cultura e Esporte e a Santur assinaram contrato com a
empresa espanhola Chias Marketing, que se
encarregará da elaboração do plano de marketing
turístico do Estado para até 2020. O plano será entregue
para a Santur dentro de nove meses e terá como
objetivo transformar os recursos catarinenses em
produtos turísticos orientados para promoção em ações
de comunicação e venda, direcionados para o trade e
para o consumidor final.
Segundo o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, a intenção é
atrair mais turistas para o Estado durante todo o ano e também qualificar a
demanda turística. “No estágio atual de evolução do turismo de Santa
Catarina vislumbra-se que esse é o momento para intensificar as dinâmicas
comerciais e dar margem às mudanças requeridas para consolidação efetiva
do turismo em todo o Estado, que permita aumentar o
conhecimento dos produtos turísticos catarinenses e
incrementar o fluxo turístico e do faturamento do
setor”, disse o presidente.
O secretário de Estado de Turismo, Cultura e
Esporte, Gilmar Knaese (foto), reforça a ação da
Santur: “Nos últimos seis anos investimos, por meio
do Funturismo, na promoção de Santa Catarina nos
mercados interno e externo e tivemos grandes
Josep Chias
14
avanços, somamos conquistas como os dois títulos consecutivos de Melhor
Destino Turístico do Brasil. Agora precisamos de uma abordagem mais
específica, profissional, até porque estamos na fase de segmentação dos
produtos turísticos de nosso Estado”, argumenta o secretário.
Plano de marketing – O plano de marketing turístico de Santa
Catarina será implantado no âmbito estadual, envolvendo as nove regiões
turísticas já definidas pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte. Sua
apresentação acontece nesta segunda-feira, 23, às 14 horas, no auditório da
Secretaria de Turismo. Josep Chias – Consultor em Marketing Turístico de
Barcelona-Espanha, que já esteve em Curitiba, expondo seus planos para o
desenvolvimento turístico -, ministrará palestra sobre o tema “Apresentação
da Metodologia do Plano de Marketing Turístico de Santa Catarina – Por
que Fazer um Plano de Marketing? “
Zás Trás
Promoção na Semana Argentina – A Semana Argentina
em São Paulo, aberta segunda-feira, 16, e que vai até domingo, 22, promove
sugestivo concurso cultural. Basta escrever uma frase original sobre a
Argentina e concorrer a seis viagens com acompanhante para passar quatro
dias no País vizinho. Na prática, para participar do concurso cultural, a
pessoa deverá escrever uma frase criativa sobre Argentina nos cupons
existentes no Espaço Argentina, da Praça de Eventos do Shopping Eldorado,
ou via site, pelo endereço www.semana-argentina.com . As frases que forem
escolhidas (uma de cada ganhador) ganharão 1 viagem com direito a
acompanhante para Argentina em baixa temporada, pelo período de 4 dias,
incluindo passagem aérea em classe turística, transfer in-out aeroportohotel-
aeroporto, hotel de três ou quatro estrelas e city tour. As regiões
turísticas contempladas serão: Norte, Litoral, Centro, Buenos Aires, Cuyo e
Patagônia. Para participar, via e-mail, entra-se no site www.semanaargentina.
com , ali preenchendo os diversos campos, para a participação. As
premiações serão divulgadas entre os dias 26, 27 e 30 de Março de 2009,
pelo site da promoção.
00000000000000000
15
Rota do Pinhão – Como parte do Programa de
Municipalização e Regionalização do Turismo, do Plano de
Desenvolvimento do Turismo do Paraná 2008-
2011, A Secretaria de Estado do TuRismo do
Estado, juntamente com o SEBRAE–PR e o
Forum Metropolitano de Curitiba, realizou na
quinta-feira, 19, da Reunião Estratégica da
Região Turística Rotas do Pinhão. O objetivo
foi iniciar e/ou reforçar parcerias com os
envolvidos diretamente no fomento do
planejamento e da organização turística, com
vistas à descentralização municipal e regional. O
encontro aconteceu nas dependências do
SEBRAE, com a participação de representantes
de entidades públicas e privados envolvidos na
atividade turística. Mais
precisamente, de prefeitos,
secretários e dirigentes municipais
de turismo e de empresários e
entidades parceiras. Na ocasião, o
secretário estadual de Turismo,
Celso de Souza Caron relatou os
avanços e conquistas do turismo,
especialmente com a politica de
regionalização, implantada em
consonância com o Ministérios do
Turismo e os municípios. Aldo Carvalho discorreu sobre as ações do
SEBRAE, como parceiro na sistematização e definição de estratégias
para ações que contemplam as diversas regiões. E Juliana Vosnika,
diretora do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, abordou a
importância do entrosqmaneto das diversas regi~~oes e destas com o
Estado e falou sobre o trabalho que se desenvolve na Capital, visando
somar forças públicas e privadas para o fortalecimento da atividade
turística.
Salão Paranaense – A pouco menos de dois meses do evento, o
15º Salão Paranaense de Turismo já tem mais de 90% dos estandes
vendidos. Com isso, está garantida uma ampla diversidade de expositores
para os profissionais que devem acompanhar o evento nos dias 8 e 9 de
Celso Caron
Juliana Vosnika falando aos presentes
16
maio, em Curitiba, facilitando o acesso às ferramentas de trabalho do dia-adia
do agente de viagens. E mais: No Salão, estarão reunidos grandes nomes
do turismo entre operadoras, agências de viagens, empresas hoteleiras,
companhias aéreas, locadoras de veículos, seguradoras, destinos turísticos,
companhias de cruzeiros marítimos e prestadoras de serviços para as
agências de viagens, que trarão os últimos lançamentos do mercado de
viagens e turismo e a variedade de produtos da área.
As inscrições para o Salão Paranaense estão abertas e podem ser feitas no
site www.abav-pr.com.br. A participação é gratuita para os associados à
entidade. Até o dia 30 de abril, profissionais do turismo não associados
também podem se inscrever sem custos.
Swiss renova frota – De acordo com o boletim Suíça Singular,
a Swiss, empresa aérea da Suíça, está renovando
sua frota, devendo receber proximamente Airbus
A330-300. Paralelamente, vai lançar nova
cabine de primeira classe, a partir de 1o de abril.
A peça principal dessa nova cabine é o assento,
que oferece um projeto exclusivo, conforto
superior e privacidade extra, que pode ser individualmente ajustada, de
acordo com as necessidades e desejos específicos de casa passageiro. A nova
“suite sobre as nuvens” define um marco no direcionamento da Swiss rumo
à qualidade superior. Será ela a única
empresa aérea do mundo a oferecer as
três classes de serviço (Primeira,
Executiva e Econômica), em todos os
seus vôos intercontinentais. Por outro
lado, serão lançados também a nova
cabine e novos assentos da classe
executiva, que equiparão os Airbus
A340-300, os quais operam a rota
Zurique-São Paulo. A reconfiguração
das cabines seguirá o calendário de
manutenção das aeronaves e estará presente em toda a frota intercontinental
até 2011. Ainda outra novidade na Swiss: Para embarque até 31 de maio
deste ano, e vendas até 20 de março, a companhia oferece tarifa promocional
em classe executiva para a Europa, com valores a partir de USD 2999. Para
informações e reservas, além dos agentes de viagens, pode-se acessar o site
www.swiss.com/brasil ou ligar para (11) 3049-2720.
A nova primeira classe dos aviões da Swissair
17
Festa do Cupim – Pato Bragado, na orla do Lago Itaipu, na
região Oeste paranaense, deverá receber mais de 15 mil pessoas no festival
gastronômico que acontecerá dias 21 e 22 de março, no
Centro de Eventos local. A escolha de Miss Pato Bragado
abre a festa na noite desta sexta-feira, 20. Será a XXI
Festa Nacional do Cupim, uma das mais tradicionais da
região. No sábado, 21. acontecerá o concurso
nacional do cupim assado. Haverá bailes
comemorativos nas noites de sábado e de
domingo, animados pelas bandas Champion, Olho
d’Água e Magna Som. Segundo o presidente da
Comissão dos festejos, Holdi Römer, este ano serão
incluídos novos atrativos na Festa Nacional do Cupim.
“Teremos vôos panorâmicos de helicóptero e um circo pedagógico para
crianças e adolescentes. São atrações que irão envolver todas as idades,
possibilitando que o público permaneça no
local, ampliando o brilho do evento”, frisa.
Acredita-se que serão comercializados
cerca de cinco toneladas de cupins. Pato
Bragado começou ser formada no
com a colonização do extremo Oeste
do Paraná. Em 29 de dezembro de
1962 a comunidade foi transformada
em distrito de Marechal Cândido
Rondon. A Festa Nacional do Cupim
também fará parte das comemorações do 16o aniversário de
emancipação do Município. Mais informações sobre a festa pelo
telefone (45) 3282-1355 ou pelo e-mail
turismo@patobragado.pr.gov.br.
De novo, o Cirque du Soleil – Oitocentas mil pessoas, em
nove Capitais brasileiras, entre elas Curitiba deverão assistir o espetáculo
Quidam, promovido pela Time For Fun, com patrocínio do Banco Bradesco.
Essa será a maior temporada do Cirque du Soleil na América Latina, a partir
do mês de julho deste ano. Esse novo espetáculo deverá repetir o sucesso de
Saltimbanco e Alegria, que reuniram perto de 1 milhão de expectadores.
18
Serão ao todo 330 apresentações, com estréia nacional em Fortaleza, dia 11
de junho. O espetáculo seguirá, depois, para Olinda/Recife (9 de julho),
Salvador (13 agosto), Brasília (18 de setembro), Belo Horizonte (23 de
outubro), Pinhais/Curitiba (4 de dezembro), Rio de Janeiro (8 de janeiro de
2010), São Paulo (26 de fevereiro de 2010) e Porto Alegre (27 de maio de
2010). Desde a estréia, no Canadá, o espetáculo já foi visto por mais de
nove milhões de pessoas em 20 países. No palco, 50 artistas de 15
nacionalidades – sendo três brasileiros – entre acrobatas, ginastas, palhaços,
atores, músicos, cantores
e dançarinos. A montagem utiliza
mais de 250 figurinos, 200 pares
de sapato e 500 objetos em cena.
Para facilitar, as pré-vendas e
vendas de ingressos serão
escalonadas. Durante três semanas
haverá pré-venda exclusiva para
clientes Bradesco Prime e Private,
além dos associados American
Express Membership Cards. Na
quarta semana a pré-venda será estendida a todos os clientes Bradesco e no
início da semana seguinte para o público em geral.