O Sistema Brasileiro de Museus (SBM) já conta com quase três centenas de instituições de todas as regiões brasileiras. No último dia 15, foi publicada Portaria que integra ao sistema mais 188 unidades museológicas. Desse total, cinco são da Região Centro-Oeste; 16, da Norte; 38, da Nordeste; 62, da Sudeste; e 67 instituições da Região Sul. Com essas adesões, o número de instituições integradas ao SBM passa para 260.
Instituído pelo Decreto n° 5.264/2004, o Sistema Brasileiro de Museus tem por finalidade facilitar o diálogo entre museus e instituições afins, a partir de uma gestão integrada voltada para o desenvolvimento dos museus, acervos e processos museológicos brasileiros. Também é atribuição do SBM propor a criação de sistemas regionais, estaduais e municipais de museus, e o aperfeiçoamento de instrumentos legais para o melhor desempenho e o desenvolvimento dessas instituições no Brasil.
O Sistema Brasileiro de Museus é coordenado por um Comitê Gestor que agrega representantes do setor governamental e da sociedade civil ligados à área museológica. Cabe ao Comitê Gestor do SBM o papel de propor diretrizes e ações para o setor museológico, sempre de forma participativa e com amplo debate, e a aprovação dos pedidos de adesão ao sistema.
Veja a Portaria nº 5, de 8 de outubro de 2007 (publicada no DOU de 15/10, Sessão 1, páginas 20 a 22).
Informações: demu@iphan.gov.br e (61) 3414-6234.
18/10/07