Dia de São José – 19 de março

 

Esta é uma data religiosa que celebra a figura do “pai terreno” de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Cristo: José de Nazaré ou José, o Carpinteiro, é um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo.

 

São José é considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias. Em Portugal, o Dia de São José é também celebrado como o Dia do Pai.

 

 

Simpatia de São José

Na tradição popular brasileira, no Dia de São José é comum fazer a “simpatia das frutas”, o que tem como intuito conquistar um objetivo muito almejado. Normalmente, esta simpatia é feita pelas pessoas que desejam arranjar um bom casamento.

 

O ritual consiste em escrever o nome de várias frutas que você conhece (e costuma consumir) em pedaços de papel, colocar tudo numa caixa e sortear um.

 

A fruta que for sorteada não deverá ser consumida pela pessoa durante um ano, como forma de penitência e promessa para São José interceder no desejo feito pelo fiel.

 

Não é permitido consumir nenhum alimento que contenha a fruta sorteada.

 

Logo a seguir, de acordo com a tradição, aconselha-se que o fiel faça uma oração a São José, como forma de agradecimento.

 

 

Oração de São José

“A vós, São José, recorremos na nossa tribulação, cheios de confiança solicitamos a vossa proteção no dia de hoje para todos os pais de família.

 

Vós fostes o pai adotivo de Jesus, soubestes amá-Lo, respeitá-Lo e educá-Lo com amor e dedicação, como vosso próprio filho.

 

Olhai todos os pais do mundo e especialmente os da nossa comunidade, para que, com amor e dedicação, eduquem os seus filhos na fé cristã e para a vida.

 

Protegei todos os pais doentes que sofrem por não poderem dar saúde, educação e casa decente para seus filhos.

 

Protegei todos os pais que trabalham arduamente no dia-a-dia para não faltar nada aos seus filhos.

 

Protegei todos os pais que se dedicam de corpo e alma à sua família.

 

Iluminai todos os pais que não querem assumir sua paternidade.

 

Iluminai todos os pais que desprezam seus filhos e esposas.

 

Enfim, olhai por todos os pais, para que assumam e vivam com alegria sua vocação paterna. Ámen”.

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*