CURSO LIVRE DE CENOGRAFIA E LITERATURA DRAMÁTICA

LITERATURA DRAMÁTICAOs participantes do curso realizarão um projeto de cenografia pautado na análise de texto da Peça As Três Irmãs, De Tchékhov (1901).

Na Fábrica de Cenografia Sebastiano Serlio, O curso de Cenografia e Literatura Dramática com as professoras Ana Portich e Vânia Cerri, Cujo trabalho é marcado por extensa pesquisa acadêmica e ao mesmo tempo experiência teatro em prática.

O diferencial deste curso é Permitir que o aluno aplique uma teoria dos gêneros literários à feitura do projeto cenográfico.

Sobre o curso

O curso Consiste em uma iniciação à cenografia, portanto não exige dos alunos nenhum conhecimento prévio ou prática na matéria. As inscrições estão abertas a todos os Interessados, Sejam estudantes, profissionais das artes ou Diletantes.

O resultado será um projeto cenográfico Realização de um, com todas as suas Especificidades: desenho, planta e elevação.

    Para chegar ao resultado final,

  1. a)     será feita uma análise estrutural da Peça As Três Irmãs;

  2. b)     os alunos conhecerão o histórico da peça, desde sua estréia no Teatro de Arte de Moscou, dirigido por Stanislavski, até as montagens mais recentes realizadas no Brasil;

  3. c)      A partir desses estudos, PODERÁ ser definido o gênero literário em que se inscreve a peça As Três Irmãs, A fim de que o cenário preveja o alcance esperado pelo espetáculo, mais restrito, tratar, intimista por-se da vida privada (e não uma tragédia retumbante sobre a disputa da coroa ou dos deuses um castigo).

Sobre o local em que será realizado o curso

A Fábrica de Cenografia Sebastiano Serlio É um centro de estudos voltado para as artes do espetáculo, livres promovendo cursos, palestras, oficinas e criação de cenários.

Sobre as professoras que ministram o curso

Ana Portich: Como diretora de teatro, assistente de direção e produção ou integrante de elenco Trabalhou com grupos como o Teatro Oficina, Boi Voador e Bread & Puppet. Realizou pesquisas sobre commedia dell’arte na Universidade Ca’Foscari, de Veneza. É autora do livro A Arte do Ator entre os Séculos XVI e XVIII (Editora Perspectiva), e doutora em Filosofia pela USP, com pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ministrou na UNESP, na UFSCar e na PUC-SP cursos de graduação e pós-graduação em Artes Cênicas, Letras e Filosofia. DRT-SP 11,580

Vânia Cerri é cenógrafa e figurinista, com formação pela USP e pelo Teatro Colón de Buenos Aires. É integrante da Organisation Internationale des scénographes, Techniciens et Architectes de Théâtre (OISTATbr) e membro do grupo CenografiaBrasil, com o qual participou da comitiva brasileira na Quadrienal de Praga em 2007. Doutoranda em Arquitetura pela FAU-USP e Mestre em Filosofia pela mesma Universidade. É pesquisadora do Laboratório de Tridimensionalidade (LabTri) da FAU-USP, maquete Desenvolvendo fazer Vitruviano Teatro e serliano.
DRT 24707-SP

Serviço:
Curso de Cenografia e Literatura Dramática.
Com.
Início: 26 de fevereiro de 2010, das 19:30 às 22:30.
Local:
Fábrica de Cenografia Sebastiano Serlio. Turmas vespertinas e noturnas.
Duração: 2 meses, com 1 aula semanal de 3 horas.
Valor: 2 parcelas de R$ 250,00.

FÁBRICA DE CENOGRAFIA SEBASTIANO SERLIO: Rua João Moura, 1111, Pinheiros, São Paulo-SP.
Telefones: (11) 3060.9328 e 9701.5660. Para maiores informações: vaniacerri@uol.com.br ou aportich@usp.br

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*