Afora o interesse pelas praias e pontos turísticos disponíveis, quem visitar o Rio de Janeiro poderá ter uma experiência diferente. Uma das patrocinadoras privadas na cultura brasileira, a operadora Oi criou uma área com projetos inovadores para exposições de novos e potenciais grandes artistas. Por meio do projeto Oi Futuro, é possível conhecer novas instalações, exposições de fotografias e passar por experiências com toques futuristas.
Complexo no bairro Flamengo, pioneiro no Brasil no que diz respeito ao uso de tecnologia de ponta integrada à museologia, o espaço Oi Futuro abriga, além do Museu das Telecomunicações, uma galeria de arte e área para apresentações teatrais, fora o cyber café.
O Museu, criado a partir do Museu do Telephone, instalado em um prédio datado de 1918, está em uma área que, antes, contava com o Projeto Telemar de Educação, ou melhor, o Instituto Telemar. Porém, há seis anos o belo casarão de pés-direitos altos e janelas gigantescas na entrada principal mudou de nome, cara e cor. Passou a ser sinônimo da cultura popular, em que os visitantes são convidados a mergulhar em uma experiência hipnótica: vivenciam sensações de décadas atrás, e num piscar de olhos percorrem o futuro do mundo digital.
Em perspectiva é possível acompanhar como foi a revolução história das telecomunicações. Com atrações interativas, a proposta envolve desde apresentar transformações históricas e aparelhos como orelhões e fones fixos, além dos celulares. Desde os que começaram a existir no mercado, até as modernas opções apresentadas em historiografia digital, a dica são as peças do acervo. Elas seguem expostas, integradas a vídeos históricos para contextualizar o surgimento de cada modelo.
Terceiro setor
Fortalecer o papel do terceiro setor na abertura de novos horizontes em torno de projetos voltados à educação e cultura ganha um desenho curioso na Oi Futuro. A ideia, dizem as auxiliares que atuam no espaço, geralmente especializadas na área de educação e cultura, é que o local permita a opção de recriar a sensação de convergência de ideias e linguagens, com programação diversificada nas galerias.
A estimativa é que o local receba cerca de 70 mil pessoas por ano, interessadas em conhecer os vários andares com acervos como telefones, aparelhos de telex e cabines telefônicas, vídeos, fotografias e vivências interativas, com vídeos produzidos em parcerias e contatos com cerca de 90 instituições nacionais e internacionais que remetem da realidade ao mundo virtual.
Serviço: Rua Dois de Dezembro, 63, bairro Flamengo, Rio de Janeiro. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a domingo, das 11h às 17h. Mais informações pelo telefone (21) 3131-3060 .
Área pública
De volta ao cenário cultural, vale a pena dizer que um termômetro de como os turistas têm buscado cada vez mais espaços culturais é o estudo do Instituto Brasileiro de Museus. A entidade levantou que nos últimos dez anos, os investimentos na área passaram de R$ 20 milhões, em 2001, para cerca de R$ 216 milhões, no ano passado.
Por meio de nota, José do Nascimento Junior, presidente do Instituto aponta que os museus são importantes infraestruturas turísticas para mostrar a cultura popular. Com o advento dos megaeventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que o País sediará, há perspectiva de mais atenção e investimentos para a ampliação da qualificação e do desenvolvimento do setor.
“Antes de 2003 o déficit de investimentos na cultura e, em especial na área de museus, era enorme. Estamos ampliando os investimentos ano a ano para chegarmos a patamares condizentes com a dimensão do setor de museus brasileiro”, afirmou ele.
Em São Paulo
Enquanto no Rio de Janeiro a ideia é conhecer melhor o mundo digital, em São Paulo a Oi apresentou um aplicativo gratuito para inserção do nono dígito nas linhas móveis. A empresa afirma já ter recebido mais de 8 mil downloads, em apenas uma semana. O aplicativo, disponível para sistema Android, passa a valer também para usuários do iPhone, que já podem baixá-lo no site da Apple Store.
Com a utilização do Oi 9º digito, os clientes de todas as operadoras podem programar a inserção do 9º dígito nas linhas móveis com DDD 11, de uma só vez, economizando tempo e trabalho, além de padronizar os números da agenda e inserir o código 31 da Oi para chamadas de longa distância. A Oi informa que agora, as ligações locais feitas sem o nono dígito serão interceptadas por uma mensagem, que orientará sobre o processo correto de discagem.
Outra novidade é a conclusão de mais uma etapa de seu projeto de soluções de computação em nuvem para o mercado corporativo. Após lançar o Oi Smart Cloud este ano, a companhia apresenta o portal www.oismartcloud.com.br, que já está em operação e oferece diversos serviços aos clientes.
O portal funciona como uma loja virtual para empresas interessadas em serviços, produtos e infraestrutura para a hospedagem de equipamentos, sistemas de propriedade e gestão do cliente. “Nossos clientes podem, através do uso do portal, ganhar agilidade e rapidez na implementação de infraestruturas virtuais”, diz o diretor da Unidade de Negócios Corporativo da Oi, Maurício Vergani.
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