Conceitos de História


Conceituar é tarefa difícil, senão impossível.
Toda conceituação é incompleta, imperfeita. Condensar em poucas palavras todo o conteúdo de idéias de um objeto ou de coisa torna-se tarefa, já p dissemos, quase impossível. Todo conceito sofre limitações na essência e/ou na forma.

Por isso, ao iniciar o nosso estudo de história, achamos por bem trazer para debate os conceitos de História, elaborados por vários historiadores. Teremos a oportunidade de discutir e questionar esses conceitos e, talvez possamos dizer qual o conceito que melhor expressa a realidade histórica ou ainda, se for o caso, elaborar nossa própria conceituação da História.

Eis os conceitos:

1 – “A história é uma pesquisa que nos ensina o que o homem fez, portanto, o que é o homem.” (Collinwood).
2 – “O objetivo da História é por natureza o homem.” (Marc Bloch)
3 – “A história está para a humanidade assim como a memória está para o indivíduo, é a memória coletiva.” (Piancantol)
4 – “A história é um profeta com o olhar voltado para trás. Pelo que foi e contra o que foi e anuncia o que será.”(Eduardo Galeano)
5 – “Não há história pura, não há história imparcial. Toda história serva à vida, testemunho e compromisso.” (José Honório Rodrigues)
6 – “A história é um processo dinâmico, dialético, no qual cada realidade traz dentro de si o princípio da sua própria contradição e que gera a transformação constante na História é a luta de classe.”(Karl Marx)
7 – “A realidade do social, a realidade fundamental do homem revê-la inteiramente nova aos nosso olhos e, queiramos ou não, nosso velho ofício de historiados não cessa de brotar e de reflorir em nossa mãos (…) Sim quantas mudanças!(…) Todas as Ciências Sociais, inclusive a História, evoluíram, igualmente de maneira espetacular, mas não menos decisiva.” (Fernando Braudel)
8 – A História é a substância da sociedade. (Agnes Heller)

Compartilhar: