Na década de 1920, o cinema prosperou na União Soviética e os longas inovadores em preto e branco contavam com cartazes coloridos e ousados, criados por uma geração de artistas gráficos.
Cartaz do filme “Three Million case”, dos irmãos Stenberg, de 1926.
Um destes artistas gráficos era Aleksandr Naumov, que, como muitos de seus colegas, criou capas de livros, cenários de teatro e até interiores. Ele morreu aos 29 anos, afogado, um ano depois da criação deste cartaz.
Pintura a óleo de Aleksandr Naumov, 1927
Abaixo, uma entre nove partes do cartaz do filme ‘Outubro’, de Sergei Eisenstein, uma das maiores propagandas de filmes criada para este período. Esta parte é a única que sobrou do cartaz todo:
O próximo cartaz, outra produção soviética, mostra a assinatura dos irmãos Georgii e Vladimir Stenberg, ‘2 Stenberg 2’. Os artistas eram inseparáveis até a morte trágica de Georgii, em um acidente de carro, em 1933.
Cores vivas e um oblíquo senso de perspectiva eram características marcantes nas obras dos Stenberg. Abaixo, “Sporting Fever”, de 1928
O filme “A Real Gentleman”, de 1928, é protagonizado pelo ator Monty Banks. As produções americanas eram muito populares na União Soviética da década de 1920 e os lucros com as exibições eram revertidos para as produções locais. A seguir, seu cartaz, também produzido pelos irmãos Stenberg:
Este cartaz é do filme “The Decemberists”, um longa histórico que mostra um incidente conhecido na Rússia, quando um grupo de aristocratas tentou derrubar o czar Nicholas 1º em dezembro de 1825. O seu cartaz foi feito pelos irmãos Stenberg com Yakov Ruklevsky, em 1927:
Na década de 1920 havia uma produção em massa destes cartazes de filmes. Eles eram feitas para serem usados apenas uma vez e poucos cartazes originais sobreviveram. Abaixo, “Death Loop”:
Yakov Ruklevsky, o artista que criou o cartaz abaixo, foi o diretor da Reklam Film, o departamento que encomendava os cartazes de filmes.
Fonte: BBC
Faça um comentário