Autora pernambucana e outros seis poetas brasileiros se destacam em evento que celebra diversidade e inovação literária em Pequim e Hangzhou.
O Festival Internacional de Poesia da Juventude (International Youth Poetry Festival in China), organizado pela Associação Chinesa de Escritores, acontecerá no final de julho nas cidades de Pequim e Hangzhou. Entre os mais de 80 poetas participantes, destaca-se a presença da escritora pernambucana e vereadora Cida Pedrosa, autora de “Araras Vermelhas” (2022) e “Solo para Vialejo” (2019), obra que lhe rendeu o Prêmio Jabuti em 2020. Cida será acompanhada por outros seis poetas brasileiros: Ana Rüsche, Júlia de Carvalho Hansen, Lubi Prates, Luiza Romão, Rodrigo Luiz P. Vianna e Thiago Ponce de Moraes.
O evento, que contará com a participação de autores dos países que formam o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), tem como mote um verso do poeta clássico Zhang Jiuling (673–740), “Time Together Across The World”. Segundo o comitê organizador, “esta citação representa a nossa grande expectativa pela poesia, os nossos votos apreço pela juventude e o desejo de amizade”. A seleção de poemas dos participantes será reunida em uma antologia, com tradução para o chinês. “Os jovens poetas, a principal força atual da criação poética em todo o mundo, representam a esperança e o futuro da literatura”, afirma a organização.
Os poetas brasileiros têm em comum o reconhecimento de seus trabalhos em premiações nacionais e internacionais. Ana Rüsche, Lubi Prates e Thiago Ponce de Moraes foram finalistas do Prêmio Jabuti, distinção que também foi conquistada por Cida Pedrosa e Luiza Romão. Rodrigo Luiz P. Vianna recebeu o Prêmio da Fundação Biblioteca Nacional. A pernambucana ainda recebeu o Prêmio Guerra Junqueiro Lusofonia e o Prêmio APCA; enquanto Luiza Romão é semifinalista do Prêmio Oceanos. Lubi Prates também é finalista do Prêmio Rio de Literatura.
Outro ponto em comum entre os escritores é a pesquisa e a curiosidade pela nova geração de poetas. Muitos dos presentes na delegação já ofereceram oficinas de poesia e incentivam seus pares. Júlia de Carvalho Hansen e Lubi Prates atuam como editoras, trabalhando para promover a literatura feminina e negra.
“Estar no Youth Poetry Festival na China é participar de um grito de resistência, principalmente porque os países escolhidos formam os BRICS e hoje pautam uma nova geopolítica mundial. A China lidera este processo e é muito bom realizarmos trocas culturais. Levar minha literatura tão nordestina, vinda do Sertão de Pernambuco, para o outro lado do mundo é uma felicidade. Espero que nestes dias possamos nos misturar, aproveitarmos esse intercâmbio de escritores e culturas para reforçar a importância da literatura”, comentou Cida Pedrosa.
Programação do evento
O festival ocorrerá de 18 a 24 de julho de 2024. Além das leituras de poesia, os participantes visitarão museus e locais históricos, como a Grande Muralha e a Cidade Proibida. A programação inclui ainda um seminário para discutir a inovação na poesia, onde os participantes debaterão ensaios sobre o tema. A recriação da linguagem é uma das perspectivas abordadas, ampliando o mundo através da poesia.
Faça um comentário