Quer aprender como fazer churros verdadeiros? Saiba aqui com o Portal Brasil Cultura como fazer churros em versões salgadas e agrade suas visitas e familiares. Antes, um pouco de história: Quando criança em São Paulo, toda semana eu ia com minha mãe Fádua e minha irmã Rudiane em uma das inúmeras feiras livres de bairros, frutas e verduras frescas tomando a rua nessas feiras – para não falar de ovos, peixes, farinhas, carnes e, claro, pastel com caldo de cana. Mas o que eu realmente gostava e até hoje tenho saudades era a barraca dos espanhóis com seus tradicionais “churros”. Lá íamos nós com aquelas voltas de churros salgados embrulhadas em jornal. Sim, porque eles eram feitos salgados e ao contrário do churros dos carrinhos de hoje. O doce vinha do açúcar com canela deixado em pratos pelo balcão da barraca de feira, pra cada um afundar seus pedaços. Churros é um alimento de origem espanhola (alguns dizem ser chinesa), muito popular nos países latino-americanos. É preparado com massa a base de farinha de trigo e água, em formato cilíndrico e frito em óleo vegetal.
Logo após, ele pode ser salpicado com uma camada de açúcar por fora (opcionalmente, também com canela) ou com molhos salgados.
Sendo originário da Espanha, é bastante consumido nos países hispano-americanos, desde o México até a Argentina. Porém, nestes países, o churro geralmente não possui recheio (como ocorre no Brasil), este geralmente de doce de leite ou chocolate. No Uruguai, o churro também pode receber recheio.
É comum, no Brasil, vendedores ambulantes em carrocinhas parecidas com as de cachorro-quente comercializarem o produto em praças e eventos a céu aberto, como feiras e festas municipais.
A preparação do churros é feita com uma ferramenta na qual a massa fica armazenada e, através de um dispositivo de pressão, tal qual uma manivela, envia a massa para uma forma, que confere o aspecto estriado da massa com um canal central.
Logo após, essa massa preparada é frita em óleo vegetal e deixada em repouso até a inserção do recheio ser for o caso. O recheio é realizado com uma espécie de tubo, que é despejado no interior do churros.
Os churros com recheio salgado é muito semelhante ao churros doce. Nele você irá inserir dentro da massa (no buraco) o recheio salgado. Perceba que para que isso seja possível é preciso fazer o recheio de forma “líquida” ou pastosa.
Caso prefira sem recheio, basta servir o molho a parte.
INGREDIENTES
2 copos americanos de trigo
2 copos americanos de água
2 colheres de margarina
1 pitada de sal
óleo para fritura
patês sortidos (frango, atum, presunto, creme de milho)
queijo ralado
MODO DE PREPARO
Coloque a água com a manteiga e o sal no fogo, espere ferver
Coloque o trigo e mexa, volte ao fogo até desgrudar da panela
Depois de pronto faça os rolinhos ou coloque em um saco de confeiteiro com o bico grosso e modele os churros
Frite em óleo bem quente
Tem 2 formas de apresentação: ou coloca-os sem recheio e os patês numa vasilha ao lado ou fure-os com um palito de churrasco antes de fritar, e após serem fritos use um bico de confeiteiro mais fino para rechear todos
O queijo ralado faz o mesmo papel que o açúcar com a canela.
Faça um comentário