Centro Cultural da PUCPR inaugura exposição sobre o samba curitibano marcada por incêndio no TUCA

Evento “Entre a Vila e a Cidade: A Curitiba do Samba” teve abertura ofuscada por fogo no bloco 2, sem feridos

O Centro Cultural da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) abriu suas portas nesta terça-feira, 15 de abril, para a exposição “Entre a Vila e a Cidade: A Curitiba do Samba”, que segue em cartaz até o dia 11 de julho, com entrada gratuita. No entanto, a cerimônia de abertura foi interrompida por um incêndio que teve início por volta das 18h30 no Teatro TUCA, localizado no térreo do Bloco 2 (Azul), no campus Prado Velho.

De acordo com informações da universidade, o fogo começou momentos antes de uma cerimônia programada por estudantes de Medicina e mobilizou rapidamente a brigada de incêndio da PUCPR e o Corpo de Bombeiros. As chamas foram controladas em pouco tempo e não houve feridos, apenas danos materiais no local. As demais áreas da universidade não foram afetadas. As aulas foram suspensas nesta quarta-feira, 16 de abril, e os colaboradores orientados ao trabalho remoto.


“A exposição prestou homenagem a importantes personalidades da cultura popular curitibana.”

Apesar do contratempo, a exposição segue aberta à visitação e convida o público a mergulhar na história do samba em Curitiba e sua relação com a ocupação urbana, a resistência cultural e a identidade negra. A mostra pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 22h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Curada por Gustavo Paris, a exposição é descrita como “um convite para enxergar Curitiba pelo olhar de quem faz o carnaval acontecer”, explorando territórios, blocos e escolas de samba que compõem o coração rítmico da cidade. Fotografias, recortes de jornais, adereços carnavalescos e retratos da velha guarda do samba curitibano compõem o acervo. Um destaque é o mapa colaborativo criado pelo Bloco Boca Negra, que identifica os territórios do samba na capital paranaense.

O jornalista e compositor Cláudio Ribeiro falou em nome dos homenageados

O evento também dialoga com o movimento atual dos blocos de rua e com o simbolismo da ferrovia como elo entre as comunidades e os desafios enfrentados pelos sambistas ao longo da história. A antropóloga e consultora da exposição, Caroline Blum, destaca: “O carnaval está aqui há muitos anos. A escola mais antiga da cidade, é a Colorado de 1945, depois vem  a Embaixadores da Alegria, que é de 1948. Há uma longa trajetória a ser reconhecida”.

A mostra é realizada com o apoio do Museu Paranaense, da Secretaria de Estado da Cultura e da Casa da Memória de Curitiba, reforçando a importância de dar visibilidade às expressões culturais da negritude na cidade.


Serviço
Exposição “Entre a Vila e a Cidade: A Curitiba do Samba”
De 15 de abril a 11 de julho
Terça a sexta, das 9h às 22h | Sábados, das 9h às 13h
Local: Centro Cultural PUCPR – Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho
️ Entrada gratuita

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*