CAU/PR lança filme sobre a “carta ao cliente” de Vilanova Artigas

 

Em 1945, o arquiteto curitibano João Batista Vilanova Artigas escreveu uma longa carta ao dono do Hospital São Lucas na qual, de forma brilhante, defendeu a necessidade da contratação de um projeto arquitetônico para a obra. Mais do que uma missiva, o texto acabou se transformando num testemunho em defesa da importância do arquiteto e da Arquitetura para a edificação de espaços de qualidade em nossas cidades.

Na carta, Artigas aponta ao proprietário as vantagens de se ter um estudo prévio e um projeto detalhado, elencando os benefícios econômicos, de funcionalidade e beleza que a casa de saúde teria com isso. O arquiteto também apela para o valor artístico da obra ao afirmar que “Arquitetura, é construção e arte. Arte. Arte não tem livro de regulamento que ensine. Nasce dentro de cada um e desenvolve-se como conjunto de experiências”.

Se estivesse vivo, Artigas completaria 106 anos neste próximo dia 23 de junho. Para marcar a data, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) vai lançar o curta-metragem “Carta ao Cliente – João Batista Vilanova Artigas”. Produzido pelo próprio Conselho, o filme traz o ator Ulisses Iarochinski interpretando o arquiteto, e estará disponível no youtube/cauproficial.

 

 

 

 

 

 

João Batista Vilanova Artigas

 

Arquiteto e engenheiro formado pela Escola Politécnica de São Paulo, João Batista Vilanova Artigas acabou se transformando num dos mais importantes nomes da Arquitetura brasileira. Além de obras grandiosas como o estádio do Morumbi, o prédio da FAU-USP e a rodoviária de Jaú, ele foi o responsável pela elaboração do currículo da própria FAU, considerado um modelo para o ensino da Arquitetura no Brasil.

Em Curitiba, além do Hospital São Lucas, cujo projeto ele acabou desenvolvendo depois da carta, mais duas residências que contam com a assinatura de Artigas permanecem intactas: as casas Niclewicz/Marcos Bertoldi (no Jardim Los Angeles) e Bettega/Giceli Portela (na Rua da Paz). Em Londrina, ele foi responsável pelos projetos da Casa da Criança, do Teatro Ouro Verde e da antiga Rodoviária. Esta última, recentemente tombada como “Patrimônio Cultural do Brasil”, pelo IPHAN. Pelo Estado do Paraná há um conjunto de outras 31 obras do arquiteto.

Como curiosidade ainda sobre o arquiteto Vilanova Artigas, vale mencionar que o projeto desenvolvido pela equipe que ele liderou ficou em quinto lugar no concurso do Plano Piloto de Brasília, realizado em 1956.

Mais informações de imprensa com Antonio Carlos (41 99972-4792) ou Allan (41 99676-9800).

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*