Dia 14 de janeiro, às 10h, acontece mais uma edição do “Encontro Peripatético” intitulada “São Paulo dava um filme”. Peripatético é o termo baseado no conceito aristotélico de “ensinar passeando”. Uma excelente oportunidade para conhecer a cidade e ainda aprender sobre dois dos mais importantes escritores do Brasil.
O passeio começa na Casa Guilherme de Almeida – que abriga importante acervo de obras de artistas do modernismo, no bairro do Pacaembu – e termina na Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, na Barra Funda, sobrado onde morou o autor de Macunaíma. Ambas as casas são instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis. Durante o percurso o público passará por locais que foram cenários de alguns filmes brasileiros.
Além do passeio, os participantes também terão visitas mediadas aos museus, palestras sobre o modernismo e cinema. Haverá, ainda, a exibição do média-metragem “Fragmentos da vida” (1929), de José Medina, com trilha sonora executada ao vivo pelo músico Gabriel Levy, na Sala Cinematographos, e dos curtas “A casa de Mário de Andrade” (1955), de Ruy Santos e “Arquitetura modernista em S. Paulo” (1930), na Casa Mário de Andrade.
O evento é gratuito, com 20 vagas. Cada participante ficará responsável por suas refeições. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://goo.gl/WH3bWa
SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA
A Casa Guilherme de Almeida é um museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a serviço da sociedade, que atende todas as esferas museológicas como exposições, conservação, pesquisa, educação, além de ser, também, referência em tradução literária. No decorrer do ano de 2016 o museu realizou cerca de 200 atividades gratuitas entre cursos, oficinas e palestra dentro do âmbito de atuação do poeta Guilherme de Almeida, tais como poesia, tradução, jornalismo, crítica de cinema e heráldica. Para mais informações acesse o site do museu: http://migre.me/vFQfe
SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE
A Oficina Casa Mário de Andrade foi inaugurada em agosto de 1990, no bairro da Barra Funda, endereço da antiga casa do escritor e intelectual Mário de Andrade, um dos principais ideólogos do movimento modernista e da Semana de Arte Moderna, em 1922. O espaço pertence à Secretaria de Cultura e é gerenciado pela organização social Poiesis. A Casa abriga, além de oficinas de literatura e escrita, uma exposição permanente com objetos pessoais do modernista, além de gravações e filmes nos quais ele aparece.
SOBRE POIESIS
A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
ENCONTRO PERIPATÉTICO – SÃO PAULO DAVA UM FILME!
Data: 14 de Janeiro
Local: Museu: R. Macapá, 187 – Perdizes
10h – Casa Guilherme de Almeida
13h10 – Saída a pé para a Casa Mário de Andrade
Casa Guilherme de Almeida – Centro de Estudos de Tradução Literária
Museu: R. Macapá, 187 – Perdizes
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.
casaguilhermedealmeida.org.br | twitter.com/museucasaguilhermedealmeida |
facebook.com/museucasaguilhermedealmeida
Faça um comentário