
Ainda dá tempo de visitar a exposição “Cartazes do Cinema Brasileiro” em cartaz até domingo (26) no Catavento Cultural e Educacional (museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo). A mostra conta com 52 cartazes de artistas renomados como Ziraldo, Lula Cardoso Alves, Lina Bo Bardi, Caribé e Gomide.
Na exposição os visitantes têm a oportunidade de caminhar cronologicamente pela história do cinema nacional, explorando desde cartazes pertencentes à época do cinema mudo aos do século atual. Entre as ilustrações figuram importantes obras como O Pagador de Promessas (1962), Deus e O Diabo na Terra do Sol (1964), Macunaíma (1969), Carandiru (2003) e Tropa de Elite (2007).
“A exposição pretende homenagear o artista anônimo, pois os responsáveis raramente são citados nos créditos ou concedem entrevista”, ressalta o professor Máximo Barro, curador da mostra. “Podemos observar diferentes recursos como a fotografia e a computação gráfica, além de inspiração em artes como o realismo, grafismo, abstração e o psicodélico”, complementa.
Promovido em parceria com a Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP), o projeto tem a curadoria de Máximo Barro (professor de cinema, pesquisador, montador, escritor e contador de histórias) e produção da Gargântua Produções e Sonhador Filmes.
Sobre o Catavento
Fruto de uma parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, o Catavento foi inaugurado em março de 2009. O espaço, que apresenta 250 instalações distribuídas em 4 mil metros quadrados, é dividido em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol, uma caverna que reproduz as formações e sons originais e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Julio Cesar e Gandhi, são apenas algumas das atrações em que os visitantes comprovam que é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo.
O espaço conta também com novas atrações do Museu da Tecnologia de São Paulo, que recentemente teve seu acervo transferido para o Catavento. Entre as principais atrações estão a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra, ela pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.
Exposição: Cartazes do Cinema Brasileiro
Onde: Catavento Cultural e Educacional – Claustro
Quando: 7 de maio a 26 de junho (Catavento fecha às segundas-feiras)
Horário: 9h às 17h – bilheteria fecha às 16h
Endereço: Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n, Centro – São Paulo/SP
Local: Claustro
Quanto: R$ 6,00 e meia-entrada para estudantes e idosos (inclui visita pelo Catavento)
Classificação: livre
Como chegar: www.cataventocultural.org.br/mapas.asp
Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II
Estacionamento: R$ 5,00 (capacidade para 200 carros)
Faça um comentário