Origem: Paraná – Marechal Cândido Rondon é município conhecido nacionalmente não somente pela pujança agrícola, ou sua participação no contexto histórico nacional como faixa de fronteira, mas principalmente pela gastronomia, com a Festa Nacional do Boi no Rolete, que faz parte dos festejos do aniversário de emancipação política e administrativa da cidade. Esta festa foi instituída oficialmente pela Câmara Municipal de Vereadores, no dia 27 de novembro de 1978. As equipes que assam os bois são formadas por empresas, associações, clubes e comunidades que participam do concurso, sendo tradição assar o número de bois equivalente aos anos de emancipação política do município (em 2004 o município completou 44 anos, portanto foram assados 44 bois). São conferidos prêmios aos que se destacam no aspecto culinário e também na decoração do “Box” onde o boi foi assado.O boi é assado em estrutura de tijolos, coberta com chapa de aço côncava. Como o principal quesito da premiação é o sabor da carne, os concorrentes guardam a “sete chaves” o segredo do tempero. São divulgados apenas os mais comuns como sal, alho, cebola, tempero verde, pimenta, vinho e uísque.
Ingredientes
1 boi limpo com aproximadamente 200 quilos
Tempero
Água
Sal
Alho
Coentro
Orégano
Pimentão
Sálvia
Alecrim
Vinho
Shoyu
Uísque
Coca-cola
Realçador de sabor
Glutamato monossódico
Preparo do Boi
O boi deve ser abatido normalmente, porém carneado fazendo a abertura somente no vazio da barriga, retirando as vísceras, o couro, as patas, na altura dos joelhos, e a cabeça. Se preferir, pode-se retirar o pescoço.
Equipamentos necessários
Todos específicos para assar boi no rolete: 1 forno de tijolos; 1 cúpula metálica; 1 grelha; 1 espeto central; 4 espetos laterais; 2 flanges; 1 injetor de pressão com reservatório; 200 quilos de carvão.
Modo de preparar
Os ingredientes devem ser todos batidos no liquidificador, peneirados e coados para não entupirem a agulha do injetor. O tempero deve render aproximadamente 40 litros e ser injetado por igual em todo o boi. Coloque o boi já espetado no forno, acendendo o fogo nas quatro bocas laterais, em seguida tampe as laterais e o forno, fazendo com que o calor circule no interior do forno. As bocas laterais do forno deverão ser freqüentemente alimentadas com carvão, mantendo a temperatura. O tempo de forno para que o boi atinja o ponto ideal para consumo é de aproximadamente 15 horas. Para servir, retire o boi do forno, pique em pedaços pequenos e sirva em um bufê, acompanhado de maionese de batata, mandioca cozida, pão, saladas diversas, além de chope, cerveja, refrigerante ou água mineral.
Faça um comentário