Levantamento inédito tem início nesta terça-feira, dia 8 de setembro
MinC e FGV avaliam condições das bibliotecas públicas municipais do país
O Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura, contratou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para realizar levantamento das condições das bibliotecas públicas municipais brasileiras. Os técnicos da fundação iniciam os trabalhos de campo nesta terça-feira, dia 8 de setembro. Os dados apurados pela pesquisa deverão ser apresentados em dezembro deste ano.
A ação contribuirá para o aperfeiçoamento da base de dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) da Fundação Biblioteca Nacional (FBN); subsidiar o MinC com informações necessárias ao planejamento, acompanhamento e otimização dos investimentos na área de livro e leitura e contribuir para que o governo federal cumpra a meta estabelecida de zerar o número de municípios brasileiros sem biblioteca pública municipal.
O estudo será realizado por meio de levantamento e análise de informações, junto aos responsáveis diretos das referidas bibliotecas e ao SNBP/FBN, e irá traçar um quadro da situação das bibliotecas públicas municipais no país. Serão realizadas visitas in loco para avaliar as condições das bibliotecas no que diz respeito ao seu funcionamento, incluindo: acervo, recursos humanos, condições físicas, infraestrutura, equipamentos, formação de pessoal, entre outros, segundo normas de funcionamento e condições de instalações reconhecidas internacionalmente e fornecidas pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas da Fundação Biblioteca Nacional.
O levantamento terá caráter qualitativo com a realização de entrevistas nas prefeituras, secretarias municipais de cultura, de educação ou mesmo nas bibliotecas públicas do município, com os responsáveis pelas unidades. Além da coleta de dados, haverá registro fotográfico das instalações.
De acordo com o diretor de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos Piuba, como resultado será produzido um quadro estatístico das principais deficiências, perfis e frequência de usuários por região, estados e outras territorializações. “Teremos assim um retrato do quadro das bibliotecas em vários aspectos, o que permitirá a qualificação das ações e programas do MinC, considerando as prioridades e também as experiências de gestão desses equipamentos tão úteis para o desenvolvimento do país”, explica o diretor.
Segundo a secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles, “o Ministério da Cultura tem empreendido ações no sentido de implementar uma nova perspectiva para a biblioteca como equipamento público, segundo o conceito de biblioteca viva, configurando espaços dinâmicos, interativos, convidativos, confortáveis, que proporcionem a fruição cultural através da leitura e também de outras linguagens”.
Investimentos – O Mais Cultura investiu, nos anos de 2007 e 2008, mais de R$ 37 milhões na aquisição de kits para implantação de bibliotecas públicas em 661 municípios do país. Cada kit de implantação é composto de dois mil livros, mobiliários, computador, televisão de 29 polegadas, aparelho de DVD e som.
O investimento também se deu na aquisição de kits de modernização de bibliotecas para 410 municípios no valor de R$ 14,7 milhões. Além de acervo, mobiliário e equipamentos, o kit de modernização inclui telecentro digital composto de 11 computadores com acesso à internet banda larga. A ação conta com o apoio do Ministério das Comunicações.