Ata da Terceira Reunião dos Secretários de Grupos de Trabalho do Fórum da Música do Rio de Janeiro
Foi realizada no dia 24 de Janeiro de 2005, às 14 horas e 15 minutos, a terceira reunião dos secretários dos Grupos de Trabalho do Fórum da Música do Rio de Janeiro na Sala Sidney Miller/FUNARTE.
Nela estavam presentes sete integrantes dos 8 (oito) GTs atualmente constituídos (Os GT´s Meios de Comunicação, Fomento e Difusão Interna estão momentaneamente sem Secretários):
1. Egeu Laus – Patrimônio Material e Imaterial
2. Tibério Gaspar – Direitos Autorais
3. Maurício Maestro – Música Independente (representante)
4. Felipe Radicetti – Difusão Externa
5. Eduardo Camenietzky – Formação Profissional
6. Sidney Mattos – Educação Musical
7. João Bani – Trabalhista
A pauta resumiu-se aos seguintes tópicos:
1. Informes Gerais
2. Agenda e periodicidade das reuniões
3. Divisão de Tarefas
4. Avaliação sobre a “Carta aos Músicos” e “esclarecimentos” feita pelo Secr. Felipe Radicetti
Obs: a reunião começou somente às 15,30hs pois, por um mal entendido recebemos a visita da Cristina Saraiva, Dalmo Mota e Ricardo Rocha que vieram discutir a “Carta aos Músicos” e suas conseqüências. O mal entendido foi contornado com a chegada do Secr. Trabalhista que se desculpou e aí conseguimos começar os trabalhos.
1. Informes Gerais
– O Secr. do GT Patrimônio Imaterial e Material colocou que está convocando, via fórum, um encontro marcado para o dia 15 de Fevereiro, às 14 horas na Escola de Música da UFRJ.
– Foi passada uma lista de presença que foi assinada por todos.
– O secr. do GT Formação Profissional anunciou que fez contato com dois professores e que vai dar o start nesse GT.
2. Agenda e periodicidade
Foi decidida por unanimidade que as reuniões serão feitas semanalmente no mesmo local (Sala Sidney Miller) e no mesmo dia e horários (às segundas-feiras, às 14 horas). Que obedecerão as normas estipuladas para essa última, quais sejam: tolerância de 15 min, início e deliberações a partir dos 45 min iniciais, respeitando o quorum mínimo de metade mais um. O Secr. do GT Dir. Autoral foi mantido como interlocutor oficial para esse agendamento.
3. Divisão de Tarefas
Foi proposta a designação de três secretários que se responsabilizariam pelos seguintes contatos:
A interlocução com o Minc (contatos, agendas, informes, etc.), com os fóruns estaduais (nacionalização dos GT´s, Encontro Nacional, atualizações dos contatos, etc.) e com os músicos do RJ (mobilização, encontros, divulgação, show, etc). Essa forma de ação minimiza o “ruído” na comunicação agilizando as questões evitando mal entendidos.
Para a interlocução c/ o Minc ficou o Secr do GT Direito Autoral
Para o contato com os fóruns estaduais o Secr. do GT Difusão Externa
Para o contato com os músicos do RJ ficou o Secr. do GT Ed. Musical
Ficou acertado que o Secr. do GT Formação Profissional vai gerenciar as propostas postadas no mmir em relação a Câmara Setorial, visando tirar um consenso mínimo.
Foi cobrado também o “dever de casa” como sendo de muita importância para que a pauta possa correr com mais objetividade e que as decisões sejam discutidas, votadas e principalmente executadas.
4. Avaliação
O Secr. do GT Difusão Externa se manifestou sobre a “Carta aos Músicos” e “esclarecimentos” já que assinou com outros colegas as referidas mensagens.
Sua exposição foi suscinta onde o colega se disse à vontade para continuar trabalhando como Secretário daquele GT. Após algumas perguntas o Secr. colocou a sua posição diante do ocorrido
Pauta da Próxima Reunião
1. Código de Ética
2. Mobilização;
3. Fórum e MMIR;
4. Finanças.
5. GT´s Fomento, Meios de Comunicação e Difusão Interna – como ficam?
6. Convocação aos músicos para trabalharem nesses GT´s
Sem mais para o momento.
Rio de Janeiro, 24 de Janeiro de 2005
Sidney Mattos c/ a ajuda do André Novaes