
Centenas de artistas de todo estado de São Paulo ocuparam semana passada a Assembleia Legislativa. As intervenções artísticas realizadas na quinta-feira (7) tinham como objetivo sensibilizar os deputados para aumentar a parcela de verbas para cultura na votação do orçamento geral do estado para 2014. Em 2013, apenas 0,5% do total foi destinado às ações culturais. Para o próximo ano, a previsão é de 0,47%.
Além disso, os artistas reivindicam o aumento do valor destinado para o Programa de Ação Cultural (ProAC), que foi de R$ 30 milhões neste ano. Dos 3.578 projetos inscritos em 2013, somente 353 foram contemplados. Para o integrante do Fórum Artes e Políticas Públicas, Roberto Rosa, o programa é um bom modelo de financiamento da cultura. “No ProAC, o recurso do orçamento chega direto nas mãos do produtor e do artista, via editais públicos e comissões paritárias que analisam os projetos”, disse.
Porém, ele reforça que a verba reduzida prejudica a continuidade dos projetos culturais. “Muitas cidades pequenas do interior desenvolvem seus projetos e não conseguem ter uma continuidade dos recursos no ano seguinte.”
Faça um comentário