Artesanato Brasil.

O Brasil é um dos maiores produtores de artesanato do mundo. Milhares de famílias não só vivem da renda gerada com a atividade como revelam por meio de sua arte as tradições, a história e até os problemas sociais de cada região do País. Pensando nessas vidas que dependem da arte popular, a Girassol Comunicações criou o projeto Vidas: Artesanato Brasil, que vai mapear a diversidade cultural brasileira por meio desses artistas regionais.

“Nosso objetivo não foi realizar um documentário técnico, mas retratar quem são as pessoas que fazem esta cultura tão rica. Através da história dos artesãos, revelamos como a arte é fruto da cultura de cada região e da mistura dos povos”, conta o diretor e produtor Pedro Flores, que criou a Girassol em parceria com a irmã Beatriz.

Cada região do Brasil é representada por um pólo de artesanato. O Sudeste vai ser retratado pelas cidades paulistas de Cunha, Embu da Artes e Taubaté. O Sul ganha destaque com as catarinenses Florianópolis e São José. Já a Região Norte entra com Belém e Ilha de Marajó, no Pará. No Centro-Oeste, o destaque vai para Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Várzea Grande. Por fim, o Nordeste será representado por Teresina, Parnaíba e Pedro II, no Piauí. “Também não vamos focar o aspecto econômico como principal. Contamos a história de artesãos, seu dia-a-dia, suas famílias, cultura local, o trabalho com a comunidade, como descobriu seu talento, sobrevivência, peculiaridades”, explica Flores, que conta com o patrocínio da Redecard, por meio da lei Rouanet, para tornar o projeto realidade.

Graças à parceria, também foi possível criar o livro Artesanato Brasil, que traz fotos dos artesãos. Com textos de Antônio Mariano, fotos de Carlos Goldgrub e arte de Márcio Perri, o livro traz os capítulos Brilho (artesanato), Braço (artesão) e Berço (região).

Com lançamento previsto para este semestre, o documentário tem narração de Paulo Autran, roteiro de Álvaro Ramos e trilha sonora de Rick Bonadio. “Vamos exibir Artesanato Brasil em festivais nacionais e no exterior, como o Festival de Miami; e tentar estrear no circuito de salas comerciais. Além disso, estamos negociando a exibição na televisão”, informa Flores.

Compartilhar: