Arte brasileira no acervo do MAC USP

 

 

 

 

 

O Ministério da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por meio do museu Paço Imperial, com patrocínio da Petrobras, apresentam a primeira exposição com os resultados do Edital Arte & Patrimônio 2007: o projeto Arte brasileira no acervo do MAC USP, que estará aberto à visitação entre 19 de fevereiro e 30 de março, no Palacete das Artes, em Salvador.

 

O projeto – que tem curadoria de Lisbeth Rebollo Gonçalves, diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – foi desenvolvido a partir do acervo do museu e a mostra apresenta um panorama da arte nacional, percorrendo 50 anos de história, de 1920 a 1970. São cerca de 80 trabalhos de artistas brasileiros em diferentes suportes – pintura, escultura, gravura e fotografia.

 

O primeiro módulo da exposição é dedicado ao Modernismo e seus desdobramentos, reunindo obras de nomes significativos como Anita Malfatti, Antonio Gomide, Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Ismael Nery, Lasar Segall e Tarsila do Amaral, considerados os construtores do movimento no país.

 

O segundo módulo, dedica-se às tendências abstratas e nele estarão representados artistas de reconhecimento nacional e internacional. Antonio Bandeira, Danilo Di Prete, Fayga Ostrower, Frans Krajcberg, Iberê Camargo, Mario Cravo Jr. e Sheila Brannigan são os autores de obras do acervo do MAC USP que têm suas trajetórias marcadas no espaço da abstração. Há, ainda, aqueles que integraram ou se aproximaram das tendências construtivas, como Geraldo de Barros, Jandira Waters, Judith Lauand e Willys de Castro.

 

Arte & Patrimônio 2007 – O Edital tem como objetivo criar uma linha de financiamento a projetos que estabeleçam diálogos entre as artes visuais contemporâneas e o patrimônio artístico e histórico nacional. A iniciativa conta com mediação do Fórum Permanente: museus de arte; entre o público e o privado. Ao todo, 12 projetos serão desenvolvidos ao longo deste ano, e a próxima exposição será inaugurada no dia 17 de abril, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro. A relação dos selecionados na edição de 2007, com as respectivas sínteses e datas de realização, está disponível para consulta no site www.artepatrimonio.org.br

Compartilhar: