Ailton Krenak é eleito para Academia Brasileira de Letras

 

Krenak é o primeiro indígena na instituição; ele ocupa a cadeira que foi de José Murilo de Carvalho

Ailton Alves Lacerda Krenak nasceu em Itabirinha, em Minas Gerais, na região do Vale do Rio Doce. Saiu dali ainda adolescente para morar no Paraná, onde se tornou produtor gráfico e jornalista. Meio paranaense meio mineiro.

Favorito para a cadeira número 5 da Academia Brasileira de Letras (ABL), o ativista e escritor mineiro Ailton Krenak foi eleito na tarde de quinta-feira (5/10), sendo o primeiro indígena a ocupar uma cadeira na ABL. Ele recebeu 23 votos. A historiadora Mary Del Priore ficou em segundo lugar, com 12 votos e Daniel Munduruku, em terceiro lugar, com quatro votos. Os 39 membros da ABL votaram nesta eleição.

Krenak ocupa a cadeira que foi do historiador e cientista político mineiro José Murilo de Carvalho, morto em agosto deste ano, aos 83 anos por complicações da COVID-19.

Crítico às ideias de civilização e humanidade da perspectiva etnocêntrica, Krenak desenvolveu uma linha de pensamento própria, na qual questiona a maneira equivocada como os seres humanos se agrupam enquanto sociedade, afastando-se da natureza e legitimando a violência, enquanto se autodenominam “humanidade”.

“Que humanidade é essa?”, questiona Krenak em “Ideias para adiar o fim do mundo”, lançado em 2019 pela Cia. das Letras, e considerado hoje como uma das principais obras do autor. Já naquela época, Krenak denunciava abusos sofridos pelo povo Yanomami, afirmando que eles estavam à beira de sofrer um colapso, como de fato ocorreu quatro anos depois.

 

“O Krenak é um poeta, com uma visão de mundo muito apropriada para esse momento em que o mundo está muito preocupado com o meio ambiente, com a mudança climática, e em que os povos originários lutam por seus direitos. Tudo isso está embutido na vitória do Krenak”, afirmou o presidente da ABL, Merval Pereira, após o resultado da eleição.

 

 

Compartilhar:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*